Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lançada campanha de prevenção à evasão escolar


Com o tema, “Fica aqui: evasão não, permanência sim” a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho lançou na manhã desta quinta-feira (21), nas dependências do Rondon Palace Hotel, uma campanha visando prevenir a evasão escolar entre os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

 A ação está integrada ao projeto “Vivendo Escola: aprendendo com a Vida”, também lançado hoje, e que tem como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

O projeto Vivendo Escola vai oferecer formação continuada para os professores e supervisores que atuam no Ensino Fundamental. Os encontros acontecerão nas escolas pólos (Maria Izaura, Joaquim Vicente Rondon, João Ribeiro e Flor do Piquiá) e para os supervisores serão mensais.

Já os professores terão encontros semanais, nos meses de fevereiro e março, às sextas-feiras e sábados. Serão realizadas  também quatro oficinas nos dias 8, 14, 15 e 28 de março, além de palestras e encontros com as famílias dos alunos.

A secretária Epifânia fez um breve resgate das ações que a Semed já desenvolve nesse sentido, como; a ampliação e a melhoria da rede física escolar, construindo novas escolas e ampliando e reformando as que já existem. “Todo este trabalho só tem sido possível, graças ao empenho e compromisso do prefeito Roberto Sobrinho com a educação”, destacou ela.

De 2005 até agora, cerca de 60 escolas passaram por reformas, e outras 14 serão atendidas no decorrer de 2008. “Nos próximos dias o prefeito vai inaugurar mais três novas escolas, sendo duas exclusivas de Educação Infantil, e para este ano, a  previsão da Prefeitura é de construir mais cinco escolas para atender essa modalidade de ensino”, informa Epifânia.

Outra ação importante no sentido de ampliar a oferta de vagas citada pela Secretária é a formalização de convênios com instituições comunitárias e filantrópicas. Atualmente a Prefeitura possui convênios com 35 instituições e somente através dessa ação são atendidos cerca de quatro mil alunos. Para esse ano também foram alugados cinco prédios para funcionarem como escolas emergenciais e ainda devem ser disponibilizados mais três.

No que diz respeito à permanência dos alunos nas escolas, Epifânia aproveitou para citar os projetos em parceria com o Governo Federal, como Escola Aberta e Segundo Tempo e anunciou para este ano, a implantação de um terceiro projeto, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será voltado para a área do teatro e da dança.

A solenidade de lançamento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva; da assessora da senadora Fátima Cleide, Maria Santiago de Lima; do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Wilson Barbosa; de representantes do 2º Conselho Tutelar, do diretor de Desenvolvimento e Marketing da Fundação Rio Madeira, José Airton Queiroz de Oliveira, além de professores, supervisores e diretores das escolas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)