Porto Velho (RO) domingo, 13 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Lançada campanha de prevenção à evasão escolar


Com o tema, “Fica aqui: evasão não, permanência sim” a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho lançou na manhã desta quinta-feira (21), nas dependências do Rondon Palace Hotel, uma campanha visando prevenir a evasão escolar entre os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

 A ação está integrada ao projeto “Vivendo Escola: aprendendo com a Vida”, também lançado hoje, e que tem como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

O projeto Vivendo Escola vai oferecer formação continuada para os professores e supervisores que atuam no Ensino Fundamental. Os encontros acontecerão nas escolas pólos (Maria Izaura, Joaquim Vicente Rondon, João Ribeiro e Flor do Piquiá) e para os supervisores serão mensais.

Já os professores terão encontros semanais, nos meses de fevereiro e março, às sextas-feiras e sábados. Serão realizadas  também quatro oficinas nos dias 8, 14, 15 e 28 de março, além de palestras e encontros com as famílias dos alunos.

A secretária Epifânia fez um breve resgate das ações que a Semed já desenvolve nesse sentido, como; a ampliação e a melhoria da rede física escolar, construindo novas escolas e ampliando e reformando as que já existem. “Todo este trabalho só tem sido possível, graças ao empenho e compromisso do prefeito Roberto Sobrinho com a educação”, destacou ela.

De 2005 até agora, cerca de 60 escolas passaram por reformas, e outras 14 serão atendidas no decorrer de 2008. “Nos próximos dias o prefeito vai inaugurar mais três novas escolas, sendo duas exclusivas de Educação Infantil, e para este ano, a  previsão da Prefeitura é de construir mais cinco escolas para atender essa modalidade de ensino”, informa Epifânia.

Outra ação importante no sentido de ampliar a oferta de vagas citada pela Secretária é a formalização de convênios com instituições comunitárias e filantrópicas. Atualmente a Prefeitura possui convênios com 35 instituições e somente através dessa ação são atendidos cerca de quatro mil alunos. Para esse ano também foram alugados cinco prédios para funcionarem como escolas emergenciais e ainda devem ser disponibilizados mais três.

No que diz respeito à permanência dos alunos nas escolas, Epifânia aproveitou para citar os projetos em parceria com o Governo Federal, como Escola Aberta e Segundo Tempo e anunciou para este ano, a implantação de um terceiro projeto, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será voltado para a área do teatro e da dança.

A solenidade de lançamento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva; da assessora da senadora Fátima Cleide, Maria Santiago de Lima; do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Wilson Barbosa; de representantes do 2º Conselho Tutelar, do diretor de Desenvolvimento e Marketing da Fundação Rio Madeira, José Airton Queiroz de Oliveira, além de professores, supervisores e diretores das escolas.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo do Estado, a agilização de medidas administrativas e operacionais par

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Pela primeira vez uma deputada brasileira é escolhida para relatar a resolução da União Interparlamentar (UIP), um organismo que reúne parlamentares d