Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lacen analisa material recolhido nas aldeias de GM


Todo o material recolhido para diagnóstico de hepatite, nas aldeias localizadas na região fluvial de Guajará-Mirim está sendo analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O trabalho foi realizado pela equipe técnica da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), em pareceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município, Coordenação Estadual de Hepatite e DST/AIDs, Lacen e representantes indígenas.

O objetivo principal da ação era identificar, diagnosticar, acompanhar e monitorar os casos susceptíveis de hepatite. A equipe composta por bioquímico, técnico em laboratório, auxiliares de laboratório, registradores, pilotos de embarcação, enfermeiros que atuam em aldeias e agentes indígenas de saúde visitou oito aldeias, que juntas possuem uma população de aproximadamente de 1.340 habitantes.

Durante o trabalho, os profissionais de saúde coletaram 1.326 amostras. A previsão é que até o final deste mês, os resultados dos diagnósticos sejam liberados pelo Lacen. A partir deste momento, a mesma equipe dará continuidade ao trabalho, monitorando e acompanhando o tratamento dos portadores de hepatite.

Segundo a Funasa/RO, o mesmo trabalho deve iniciar ainda em novembro, nas aldeias do município, onde o acesso é feito por estradas.

Tuberculose

Durante a ação, a equipe também recolheu 50 amostras de material para diagnosticar a tuberculose, os quais encontram-se no Lacen, para serem analisados.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)