Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Itinerante atende população no interior de Rondônia


Estrada de chão, ponte que caiu e mais de 160 km. Nada foi empecilho para que a equipe da Justiça Itinerante do TJRO fosse ao Distrito de União Bandeirantes para resolver ações judiciais de menor complexidade por meio de conciliação das pessoas envolvidas. A operação é realizada em parceria com o Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

Nas audiências os casos são diversos, mas, na maioria das vezes, são relativos às cobranças e direito de família como divórcio, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade. A boa vontade das partes é essencial para que o problema tenha solução, pois a rapidez do resultado buscada no processo ocorre devido à disposição das pessoas em solucionar a questão.

Nessa sexta-feira, acompanharam os trabalhos da Justiça Itinerante o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hiram Souza Marques, e o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), desembargador Raduan Miguel Filho.

Para o corregedor, a interiorização da prestação jurisdicional é uma atividade que diz respeito a todo o Tribunal de Justiça, não só aos magistrados e aos funcionários envolvidos na operação. “É uma atividade que faço questão de participar para que, a partir desse olhar, possamos planejar novas ações mais completas e de maior abrangência, para, assim, melhorar cada vez mais as operações da Justiça Itinerante”, disse Hiram Marques.

“Nosso objetivo é levar a Justiça Itinerante aos mais distantes lugares do Estado e de difícil acesso, isso é um projeto de interiorização da Justiça, e é a garantia do direito do cidadão em sua plenitude, dando a ele a prestação jurisdicional, os serviços essenciais da Justiça e do Estado. Também são resolvidos conflitos de pequena e média complexidade que às vezes são deixados de lado pelas pessoas por conta da distância, tanto física quanto monetária. Na Justiça Itinerante tudo é mais fácil e rápido”, disse o coordenador do Nupemec.

Os serviços ofertados são uma oportunidade de vencer a distância que separa os moradores da região da sede do município. Como todo atendimento é feito de forma gratuita, além de poupar tempo, a população atendida também economiza recursos que seriam usados em gastos com o deslocamento até Porto Velho, que está a pouco mais de uma hora e 50 minutos de viagem de União Bandeirantes.

A proprietária de uma loja de materiais de construção, Rosilene Albino dos Reis, avalia a Operação Itinerante como fundamental para eles que moram tão longe da Capital, é uma forma de conseguirmos resolver os nossos problemas de maneira rápida e eficaz.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)