Segunda-feira, 3 de dezembro de 2007 - 17h58
Na próxima quarta-feira, dia 05, das 10 às 12h, no auditório da Seção Judiciária de Rondônia, será realizado mais um módulo do projeto Soldado Cidadão, promovido nacionalmente pelo governo federal e realizado em conjunto com a Justiça Federal. A parceria foi firmada pela presidência do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Em Porto Velho, o juiz federal Flávio da Silva Andrade fará uma palestra para 146 recrutas da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. O projeto foi lançado com o objetivo de proporcionar aos soldados brasileiros melhores condições de acesso ao mercado de trabalho, oferecendo a eles cursos profissionalizantes e qualificação social.
O Centro de Estudos Judiciários, com o apoio de uma equipe de servidores do Superior Tribunal de Justiça, elaborou o material didático do curso (a cartilha Justiça: um passo para a cidadania), além de cartazes, marcadores de livros, slides e um vídeo educativo. O material contém noções sobre o funcionamento do Estado e de seus poderes e ainda sobre os direitos e os deveres constitucionais do cidadão.
Cerca de 200 juízes federais voluntários se cadastraram para ministrar as aulas a mais de 28 mil soldados brasileiros que estão se formando este ano em todo o Brasil. De acordo com a programação do projeto, a Justiça Federal se responsabilizará, em cada um dos 93 municípios participantes, por uma determinada carga de horas/aula. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) está responsável pela convocação dos juízes voluntários que ministram as aulas em cada estado.
A meta é forjar nos jovens recrutas a consciência cidadânica, de forma mais crítica em relação aos seus direitos e deveres.
O Projeto Soldado Cidadão teve origem numa cooperação técnica entre o Ministério da Defesa e o Ministério do Trabalho e Emprego, sob a coordenação da Fundação Cultural do Exército Brasileiro.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)