Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Juristas brasileiros abrem hoje à noite 10ª Conferência dos Advogados



Duas personalidades do mundo jurídico, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Peçanha Martins, e o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Roberto Busato, participam, às 19h, desta quinta-feira, 26, da abertura da "10ª Conferência dos Advogados de Rondônia", no plenário Agenor Martins de Carvalho, da entidade em Porto Velho.

O presidente da Seccional Rondônia, Hélio Vieira, vê a conferência como o maior e mais importante evento da advocacia regional, pois reunirá nesses dois dias juristas de várias partes do Brasil, conferencistas de renome nacional e contará com a presença de presidentes de outras Seccionais da região Norte.

O ministro Francisco Peçanha Martins fará a conferência inaugural sobre o tema "Advocacia e Justiça", seguido do conferencista Roberto Antônio Busato, ex-presidente da OAB nacional, que abordará o tema "Advocacia e Cidadania".
Amanhã, 27, as atividades serão iniciadas às 9h, e seguem com a palestra do vice-presidente da OAB Nacional, Vladimir Rossi Lourenço, com o tema "dignidade da pessoa humana e tributação".

Neste painel, a mesa de debates será presidida pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Rochilmer Mello da Rocha Filho, tendo como debatedores a presidente da Subseção de Ji-Paraná, Marlete Maria da Cruz Corrêa, o corregedor do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, e o coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Lucas, professor Raimundo Oliveira.

De acordo com o vice-presidente da OAB Rondônia, advogado Ivan Francisco Machiavelli, a expectativa da coordenação é de que 1500 advogados, magistrados e acadêmicos participem das atividades, uma vez que o evento é um marco importante na gestão de qualquer diretoria, com mandato de três anos.

Os debates servirão de subsídios para a elaboração da pauta de discussão da XX Conferência Nacional da entidade, que será realizada de 11 a 15 de novembro, em Natal (RN). Machiavelli classifica o evento como uma rara oportunidade para que os advogados se manifestem e estabeleçam uma discussão antecipada dos temas. "Ela (conferência estadual) é uma etapa de preparação para encaminhamento das propostas ao Conselho Federal".

Encerramento

"Eleições e cidadania" são outro tema que será muito debatido, segundo Hélio Vieira, pois em ano de eleição a OAB aproveita para alertar sobre o perigo que a corrupção eleitoral representa para a sustentação do estado democrático de direito.

"Meio Ambiente" também é um tema que vem despertando muito o interesse dos inscritos e visa dar maior ênfase às questões tidas como emergenciais pela OAB, como a campanha em defesa da soberania da Amazônia e contra o desmatamento e a exploração ilegal de madeira.

A conferência de encerramento será proferida pelo conselheiro e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Minas Gerais, Mário Werneck, que abordará o tema "Meio Ambiente".

Fonte: Ascom/OAB


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)