Quinta-feira, 26 de junho de 2008 - 15h12
Duas personalidades do mundo jurídico, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Peçanha Martins, e o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Roberto Busato, participam, às 19h, desta quinta-feira, 26, da abertura da "10ª Conferência dos Advogados de Rondônia", no plenário Agenor Martins de Carvalho, da entidade em Porto Velho.
O presidente da Seccional Rondônia, Hélio Vieira, vê a conferência como o maior e mais importante evento da advocacia regional, pois reunirá nesses dois dias juristas de várias partes do Brasil, conferencistas de renome nacional e contará com a presença de presidentes de outras Seccionais da região Norte.
O ministro Francisco Peçanha Martins fará a conferência inaugural sobre o tema "Advocacia e Justiça", seguido do conferencista Roberto Antônio Busato, ex-presidente da OAB nacional, que abordará o tema "Advocacia e Cidadania".
Amanhã, 27, as atividades serão iniciadas às 9h, e seguem com a palestra do vice-presidente da OAB Nacional, Vladimir Rossi Lourenço, com o tema "dignidade da pessoa humana e tributação".
Neste painel, a mesa de debates será presidida pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Rochilmer Mello da Rocha Filho, tendo como debatedores a presidente da Subseção de Ji-Paraná, Marlete Maria da Cruz Corrêa, o corregedor do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, e o coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Lucas, professor Raimundo Oliveira.
De acordo com o vice-presidente da OAB Rondônia, advogado Ivan Francisco Machiavelli, a expectativa da coordenação é de que 1500 advogados, magistrados e acadêmicos participem das atividades, uma vez que o evento é um marco importante na gestão de qualquer diretoria, com mandato de três anos.
Os debates servirão de subsídios para a elaboração da pauta de discussão da XX Conferência Nacional da entidade, que será realizada de 11 a 15 de novembro, em Natal (RN). Machiavelli classifica o evento como uma rara oportunidade para que os advogados se manifestem e estabeleçam uma discussão antecipada dos temas. "Ela (conferência estadual) é uma etapa de preparação para encaminhamento das propostas ao Conselho Federal".
Encerramento
"Eleições e cidadania" são outro tema que será muito debatido, segundo Hélio Vieira, pois em ano de eleição a OAB aproveita para alertar sobre o perigo que a corrupção eleitoral representa para a sustentação do estado democrático de direito.
"Meio Ambiente" também é um tema que vem despertando muito o interesse dos inscritos e visa dar maior ênfase às questões tidas como emergenciais pela OAB, como a campanha em defesa da soberania da Amazônia e contra o desmatamento e a exploração ilegal de madeira.
A conferência de encerramento será proferida pelo conselheiro e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Minas Gerais, Mário Werneck, que abordará o tema "Meio Ambiente".
Fonte: Ascom/OAB
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)