Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Juristas brasileiros abrem hoje à noite 10ª Conferência dos Advogados



Duas personalidades do mundo jurídico, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Peçanha Martins, e o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Roberto Busato, participam, às 19h, desta quinta-feira, 26, da abertura da "10ª Conferência dos Advogados de Rondônia", no plenário Agenor Martins de Carvalho, da entidade em Porto Velho.

O presidente da Seccional Rondônia, Hélio Vieira, vê a conferência como o maior e mais importante evento da advocacia regional, pois reunirá nesses dois dias juristas de várias partes do Brasil, conferencistas de renome nacional e contará com a presença de presidentes de outras Seccionais da região Norte.

O ministro Francisco Peçanha Martins fará a conferência inaugural sobre o tema "Advocacia e Justiça", seguido do conferencista Roberto Antônio Busato, ex-presidente da OAB nacional, que abordará o tema "Advocacia e Cidadania".
Amanhã, 27, as atividades serão iniciadas às 9h, e seguem com a palestra do vice-presidente da OAB Nacional, Vladimir Rossi Lourenço, com o tema "dignidade da pessoa humana e tributação".

Neste painel, a mesa de debates será presidida pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Rochilmer Mello da Rocha Filho, tendo como debatedores a presidente da Subseção de Ji-Paraná, Marlete Maria da Cruz Corrêa, o corregedor do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, e o coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Lucas, professor Raimundo Oliveira.

De acordo com o vice-presidente da OAB Rondônia, advogado Ivan Francisco Machiavelli, a expectativa da coordenação é de que 1500 advogados, magistrados e acadêmicos participem das atividades, uma vez que o evento é um marco importante na gestão de qualquer diretoria, com mandato de três anos.

Os debates servirão de subsídios para a elaboração da pauta de discussão da XX Conferência Nacional da entidade, que será realizada de 11 a 15 de novembro, em Natal (RN). Machiavelli classifica o evento como uma rara oportunidade para que os advogados se manifestem e estabeleçam uma discussão antecipada dos temas. "Ela (conferência estadual) é uma etapa de preparação para encaminhamento das propostas ao Conselho Federal".

Encerramento

"Eleições e cidadania" são outro tema que será muito debatido, segundo Hélio Vieira, pois em ano de eleição a OAB aproveita para alertar sobre o perigo que a corrupção eleitoral representa para a sustentação do estado democrático de direito.

"Meio Ambiente" também é um tema que vem despertando muito o interesse dos inscritos e visa dar maior ênfase às questões tidas como emergenciais pela OAB, como a campanha em defesa da soberania da Amazônia e contra o desmatamento e a exploração ilegal de madeira.

A conferência de encerramento será proferida pelo conselheiro e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Minas Gerais, Mário Werneck, que abordará o tema "Meio Ambiente".

Fonte: Ascom/OAB


 

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6