Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Juristas brasileiros abrem hoje à noite 10ª Conferência dos Advogados



Duas personalidades do mundo jurídico, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Peçanha Martins, e o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Roberto Busato, participam, às 19h, desta quinta-feira, 26, da abertura da "10ª Conferência dos Advogados de Rondônia", no plenário Agenor Martins de Carvalho, da entidade em Porto Velho.

O presidente da Seccional Rondônia, Hélio Vieira, vê a conferência como o maior e mais importante evento da advocacia regional, pois reunirá nesses dois dias juristas de várias partes do Brasil, conferencistas de renome nacional e contará com a presença de presidentes de outras Seccionais da região Norte.

O ministro Francisco Peçanha Martins fará a conferência inaugural sobre o tema "Advocacia e Justiça", seguido do conferencista Roberto Antônio Busato, ex-presidente da OAB nacional, que abordará o tema "Advocacia e Cidadania".
Amanhã, 27, as atividades serão iniciadas às 9h, e seguem com a palestra do vice-presidente da OAB Nacional, Vladimir Rossi Lourenço, com o tema "dignidade da pessoa humana e tributação".

Neste painel, a mesa de debates será presidida pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Rochilmer Mello da Rocha Filho, tendo como debatedores a presidente da Subseção de Ji-Paraná, Marlete Maria da Cruz Corrêa, o corregedor do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, e o coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Lucas, professor Raimundo Oliveira.

De acordo com o vice-presidente da OAB Rondônia, advogado Ivan Francisco Machiavelli, a expectativa da coordenação é de que 1500 advogados, magistrados e acadêmicos participem das atividades, uma vez que o evento é um marco importante na gestão de qualquer diretoria, com mandato de três anos.

Os debates servirão de subsídios para a elaboração da pauta de discussão da XX Conferência Nacional da entidade, que será realizada de 11 a 15 de novembro, em Natal (RN). Machiavelli classifica o evento como uma rara oportunidade para que os advogados se manifestem e estabeleçam uma discussão antecipada dos temas. "Ela (conferência estadual) é uma etapa de preparação para encaminhamento das propostas ao Conselho Federal".

Encerramento

"Eleições e cidadania" são outro tema que será muito debatido, segundo Hélio Vieira, pois em ano de eleição a OAB aproveita para alertar sobre o perigo que a corrupção eleitoral representa para a sustentação do estado democrático de direito.

"Meio Ambiente" também é um tema que vem despertando muito o interesse dos inscritos e visa dar maior ênfase às questões tidas como emergenciais pela OAB, como a campanha em defesa da soberania da Amazônia e contra o desmatamento e a exploração ilegal de madeira.

A conferência de encerramento será proferida pelo conselheiro e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Minas Gerais, Mário Werneck, que abordará o tema "Meio Ambiente".

Fonte: Ascom/OAB


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)