Sexta-feira, 8 de julho de 2016 - 07h40
Lançado em março, o Plantão Pedagógico se constitui em um canal de acesso permanente ao Tribunal de Contas, por meio do qual prefeitos, vereadores, secretários, assessores jurídicos, procuradores, contadores, controladores internos e servidores municipais podem interagir com o corpo técnico do TCE-RO, buscando orientação e informações importantes sobre temas afetos à atuação do órgão no que se refere à temática “fim de mandato”.
De cunho orientativo e preventivo, o Plantão Pedagógico foi regulamentado pela Portaria TCE nº 185/2016, estando alinhado ao Plano Estratégico da Corte de Contas, em especial no que se refere ao compromisso de não só atuar como órgão de controle e fiscalização, mas também como parceiro e orientador das administrações municipais.
Para tanto, o Tribunal de Contas constituiu uma comissão especial destinada a oferecer aos agentes públicos municipais as informações necessárias para que, no período de encerramento dos mandatos, ou seja, até o dia 31 de dezembro de 2016, as práticas administrativas possam estar de acordo com as limitações impostas pela legislação vigente.
QUESTIONAMENTOS
Lançado oficialmente no dia 7 de março, durante o Seminário Fechando as Contas – evento realizado pelo Tribunal de Contas para orientar os gestores municipais em fim de mandato –, o Plantão Pedagógico estabelece regras para o encaminhamento dos questionamentos, incluindo os meios de contato: pessoal, por telefone ou e-mail (plantao.pedagogico@tce.ro.gov.br).
As questões e dúvidas devem ser direcionadas aos integrantes da comissão do Plantão, composta pelos secretários regionais de controle externo Oscar Lebre (Vilhena), Gilmar Alves (Cacoal), Helton Bentes (Ariquemes), Demétrius Chaves (Ji-Paraná) e Moisés Rodrigues (Porto Velho), sob a presidência do secretário executivo da Secretaria Geral de Controle Externo, Francisco Barbosa Rodrigues.
Além da composição da comissão, a Portaria 185/2016, publicada no Diário Oficial eletrônico nº 1092 (disponível aqui), determina as regras e procedimentos para as respostas, incluindo prazos, fundamentação e temática (neste caso, restrita aos assuntos de “fim de mandato”).
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)