Quinta-feira, 16 de agosto de 2012 - 11h17
O advogado e procurador do Estado de Rondônia, Juraci da Silva, manifestou durante o almoço de confraternização do Dia do Advogado, sua intenção de concorrer à presidência da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil. Para Juraci Jorge, o debate em torno da sucessão na OAB, é salutar porque “é um momento de exposição de ideias e programas para o avanço da nossa instituição”.
Juraci acredita que os advogados devem se interessar mais e participar mais das lutas que são travadas pela OAB. Ele lamenta que em alguns momentos os advogados são chamados e poucos comparecem.
Juraci cita como exemplo o caso em que os advogados foram chamados para se fazerem presentes na audiência pública em que a Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, esteve no Tribunal de Justiça para discutir as questões da administração da Justiça. Apesar de avisados, o número de advogados não foi expressivo. Já, na palestra da ministra na OAB, tinha um número maior de advogados, porém, nesta oportunidade, o debate era mais restrito.
E o que propõe Juraci Jorge para provocar o interesse dos advogados pelos grandes temas da advocacia? Iniciar o mandato, caso seja eleito, com debates temáticos, sobre vários assuntos de interesses da advocacia e da sociedade, como “o direito achado na rua, a pena de morte, a atuação da Defensoria Pública, a proibição de nomeação de juízes com menos de dez anos de advocacia, mandato de seis anos para desembargador do quinto constitucional da OAB, fim da reeleição na OAB”, entre outros temas mais paroquiais, como é o caso da sanções administrativas para juízes que fixarem honorários aviltantes aos advogados, férias dos advogados e criminalização do desrespeito às prerrogativas.
Argumenta ainda que é este o momento dos advogados começarem a, verdadeiramente, mostrar o seu grau de cultura e de que são profissionais dedicados a defesa do estado democrático de direito e por isso merecem a confiança dos seus constituídos.
Para Juraci Jorge, Helio Vieira realizou um grande e profícuo trabalho como presidente. O que ele acha no momento, é que, nós advogados, devemos descortinar novos horizontes, utilizando tudo que foi conquistado até o momento, tomando todas as bagagens das experiências das administrações anteriores e vislumbrar cada dia mais o fortalecimento da Ordem, porque temos compromisso com a unidade para que a OAB seja sempre forte e atuante.
Fonte: Carlos Araújo
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)