Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Julho foi o mês mais seco dos últimos 47 anos em Porto Velho



O mês de julho recém terminou e já entrou para a história como o mais quente dos últimos 10 anos em Porto Velho. Dados das três estações meteorológicas existentes em Porto Velho, situadas no Aeroporto e na Enbrapa, indicaram que o mês de julho terminou com uma média de 34º Celsius, enquanto o normal é que fique entre 31,9ºC e 32,7ºC. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o calor excessivo que se registrou na Capital rondoniense neste mês não ocorria desde 1998, quando em julho daquele ano a média da temperatura máxima observada foi de 35,1ºC.

Julho de 2008 também registrou a maior temperatura do ano, de 36,8ºC em Porto Velho, que ocorreu no último dia 29. Um valor igual ou maior do que este não era registrado nas estações meteorológicas da capital desde 28 de julho de 1999, quando, naquele dia, a temperatura máxima atingiu os 37ºC.

Este mesmo fenômeno foi responsável por outro acontecimento climático - julho foi o mais seco dos últimos 47 anos. O mês passado terminou com uma umidade média de 67,4% na Capital rondoniense, enquanto que o normal é que a umidade relativa neste mês fique entre 73% e 83%. Umidade tão baixa não ocorria em Porto Velho desde julho de 1961, quando naquela ocasião, registrou-se 65,5% de umidade relativa do ar.

O meteorologista Ranyére Nóbrega acrescenta que julho também registrou o menor valor de umidade do ar do ano, quando se observou o valor de 21 %. "Isto não acontecia neste período desde 1996, quando neste ano a umidade do ar chegou a 13%", ressaltou.

Fonte: CTO-PV/SIPAM

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)