Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 15h06
.jpg)
O pavilhão 1 da Colônia Penal Agrícola Ênio Pinheiro, de Porto Velho, onde ocorreu o incêndio na tarde do último domingo (5/8) ficou completamente destruído, como pôde conferir o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), Juiz Auxiliar Luciano Losekann, que veio a Rondônia justamente para apurar informações sobre as mortes de sete internos do regime semiaberto.
Acompanhado dos juízes das Varas de Execução de Penas Alternativas, Sérgio William Teixeira, e de Execuções Penais de Porto Velho, Sandra Silvestre, o magistrado visitou a unidade prisional e viu de perto onde os corpos carbonizados foram encontrados, próximo ao banheiro coletivo do pavilhão. O fogo teria se espalhado rapidamente, impossibilitando-os de sair a tempo como os demais presos. Ao todo 100 sentenciados estavam na unidade; um deles tentou se refugiar dentro de um galão de água, que acabou derretido pelo calor intenso.
O juiz auxiliar do CNJ também se reuniu com autoridade do Poder Executivo, no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), para cobrar a responsabilidade do Estado com relação às indenizações aos familiares e à assistência aos presos que perderam colchões e roupas no incêndio, o que foi garantido pela Defesa Civil.
"O CNJ estará ao lado do Poder Judiciário de Rondônia, servindo de apoio, amparo e dando o suporte necessário, para obter junto ao Poder Executivo Estadual a melhoria da situação dos encarceramentos no Estado. Sabemos que elas não são boas há algum tempo, tanto que o Estado foi denunciado na Corte Interamericana de Direitos Humanos, em função do presídio Urso Branco, e agora ocorre novamente outra tragédia. Isso não é uma coincidência, e sim fruto do descaso, da falta de investimento e de uma letargia do Estado para reagir nessa área penitenciária", lamentou Losekann.
Durante a reunião, o secretário da Casa civil, Juscelino Amaral, e o Secretário da Sejus, Fernando Oliveira, sinalizaram para o cumprimento de todas as demandas. Apresentaram um plano de emergência para a reconstrução imediata da Capep 1, bem com demonstraram a intensão de indenizar as famílias das vítimas. "O Executivo se mostrou interessado em resolver a situação o mais rápido possível", disse o juiz Sérgio William.
Fonte: TJRO
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)