Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jovens representam a Casa da Juventude em Congresso


Jovens representam a Casa da Juventude no
1º Congresso Estadual de Protagonismo e Juventude

Gabriel de Souza, aluno da Casa da Juventude e Letícia Ávila, ex aluna e hoje voluntária, representaram a Casa da Juventude no 1º Congresso Estadual de Protagonismo e Juventude que aconteceu no auditório do Senac. O evento foi promovido pela Fiero e Sesi, com a finalidade de ouvir, de jovens da capital, relatos de protagonismo juvenil nos mais diferentes aspectos.

Durante o congresso os jovens relataram suas experiências após terem sido inseridos na Casa da Juventude. Letícia durante sua fala explicou as mudanças que aconteceram em sua vida: "Depois que ingressei na Casa da Juventude me tornei outra pessoa, antes só queria sair para festas, não queria estudar, não pensava no meu futuro e nem nas outras pessoas, mas quando fiz um curso na casa da juventude fui bem recebida, todos da casa me incentivaram e ganhei mais auto-estima, hoje sou voluntaria e quero repassar a outros jovens o mesmo que recebi" disse Letícia emocionada.

A garota, que depois de fazer o curso de DJ se transformou em voluntária da casa, quer dar oportunidades a crianças, jovens e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, e de vislumbrar novos e melhores horizontes.

Os dois jovens já estiveram representando o município e a Casa da Juventude em outros eventos do mesmo gênero, como a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Os jovens saíram do evento muito orgulhos pela oportunidade que tiveram de poder divulgar o trabalho desenvolvido pela Casa da Juventude assim como compartilhar com outros jovens suas experiências. Nos eventos a nível estadual e nacional Letícia e Gabriel fizeram a parte da equipe de comunicação que no meio é chamado de Protagonismo Educomunicação, desempenhando a cobertura do evento.

Protagonismo

O protagonismo consiste em passar a mensagem de cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil é ação de o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e nem afetiva, mas problemas relativos ao bem comum, aquele que é praticado na escola, na comunidade ou na sociedade.

Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, de liberdade, de compromissos e responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma livre opção do jovem, ele tem que participar da decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação e da execução da ação, assim como da avaliação dos resultados.

Existem dois padrões de protagonismo juvenil, um quando os adultos fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira independente.

Fonte: Edina Silva
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)