Segunda-feira, 2 de julho de 2012 - 19h27
Jovens representam a Casa da Juventude no
1º Congresso Estadual de Protagonismo e Juventude
Gabriel de Souza, aluno da Casa da Juventude e Letícia Ávila, ex aluna e hoje voluntária, representaram a Casa da Juventude no 1º Congresso Estadual de Protagonismo e Juventude que aconteceu no auditório do Senac. O evento foi promovido pela Fiero e Sesi, com a finalidade de ouvir, de jovens da capital, relatos de protagonismo juvenil nos mais diferentes aspectos.
Durante o congresso os jovens relataram suas experiências após terem sido inseridos na Casa da Juventude. Letícia durante sua fala explicou as mudanças que aconteceram em sua vida: "Depois que ingressei na Casa da Juventude me tornei outra pessoa, antes só queria sair para festas, não queria estudar, não pensava no meu futuro e nem nas outras pessoas, mas quando fiz um curso na casa da juventude fui bem recebida, todos da casa me incentivaram e ganhei mais auto-estima, hoje sou voluntaria e quero repassar a outros jovens o mesmo que recebi" disse Letícia emocionada.
A garota, que depois de fazer o curso de DJ se transformou em voluntária da casa, quer dar oportunidades a crianças, jovens e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, e de vislumbrar novos e melhores horizontes.
Os dois jovens já estiveram representando o município e a Casa da Juventude em outros eventos do mesmo gênero, como a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Os jovens saíram do evento muito orgulhos pela oportunidade que tiveram de poder divulgar o trabalho desenvolvido pela Casa da Juventude assim como compartilhar com outros jovens suas experiências. Nos eventos a nível estadual e nacional Letícia e Gabriel fizeram a parte da equipe de comunicação que no meio é chamado de Protagonismo Educomunicação, desempenhando a cobertura do evento.
Protagonismo
O protagonismo consiste em passar a mensagem de cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil é ação de o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e nem afetiva, mas problemas relativos ao bem comum, aquele que é praticado na escola, na comunidade ou na sociedade.
Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, de liberdade, de compromissos e responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma livre opção do jovem, ele tem que participar da decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação e da execução da ação, assim como da avaliação dos resultados.
Existem dois padrões de protagonismo juvenil, um quando os adultos fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira independente.
Fonte: Edina Silva
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç