Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

José Wildes diz CPI dos Shows não parou e que está dentro do prazo


 
O presidente da CPI dos Shows José Wildes (PT) disse na sessão de ontem, segunda-feira (03.08), que na próxima sexta-feira deve acontecer no plenário da Casa o último interrogatório da comissão, com a presença do empresário Ricardo Erse. Segundo ele, tão logo a oitiva do empresário seja realizada, a comissão se reúne para decidir a data de entrega do relatório à Presidência da Casa que se encarregará de entregá-lo às autoridades competentes.

A declaração do vereador foi uma resposta da Presidência da Comissão aos boatos na mídia por um servidor da Câmara sobre um improvável conchavo entre vereadores e o prefeito Mauro Nazif para sepultamento da CPI. “Para que não paire dúvidas sobre a lisura da comissão, temos até o dia 10 de agosto para elaborar o relatório e dispor de outros 30 dias para terminá-la. Não há nenhuma intervenção do Município nos trabalhos esta comissão”, esclareceu.

Everaldo Fogaça diz que CPI dos Shows está fazendo um trabalho isento

Pegando carona nas declarações de José Wilides, o vereador Everaldo Fogaça (PTB), relator da CPI dos Shows ressaltou que a Comissão não parou de trabalhar durante o recesso parlamentar e que todo o trabalho realizado é isento. Ele disse que leu com espanto a matéria produzida pelo servidor da Câmara Municipal, Valdemir Caldas, dando conta de um suposto esquema entre vereadores e prefeito para sepultar a CPI.

“Já conversei com os vereadores José Wildes, Cláudio da Padaria, Eduardo Rodrigues e Edemilson Lemos e todos eles negaram que tenham participado de qualquer que seja de reunião com o prefeito. Estamos fazendo um trabalho isento”, comentou.

Everaldo disse ainda que à respeito do pedido de quebra de Decoro contra si feita pelo vereador Jair Montes (PTC) o Rito adotado pela Câmara Municipal mudou no ano passado, ressaltando que a denúncia não seria lida em plenário e sim protocolada diretamente na Presidência até ser remetida à Procuradoria, até chegar na Comissão de Ética que pode arquivar ou não a denúncia.

Plenário lotou para ver leitura do relatório de quebra de decoro contra Vereador Fogaça

A mudança no rito que analisa as denúncias de quebra de decoro parlamentar na Câmara Municipal frustrou a expectativa de dezenas de jornalistas e populares que lotaram o plenário nesta segunda-feira 03.08.

O vereador Jair Montes (PTC) foi vaiado quando se pronunciou sobre a situação, ressaltando que ele foi autor de dois pedidos de quebra de decoro parlamentar e outras duas queixas-crimes no Judiciário contra Everaldo Fogaça.

As vaias foram tantas que o presidente Jurandir Bengala (PT) chegou a ameaçar paralisar a sessão e pedir a retirada dos manifestantes do plenário, caso houvesse novas interferências no discurso de Jair Montes.

Dimdim pede nomeação do presidente da Comissão de Ética da Câmara

O vereador Dimdim (PSL) disse que antes das discussões envolvendo a remessa de denúncias para a Comissão de Ética, antes é preciso fazer a escolha do novo presidente da referida comissão. É que, segundo ele, o antigo presidente era o vereador Porfírio Costa (PSD) que era suplente e deixou o cargo para que Edemilson Lemos (PSDB) retornasse após vários meses atuando como secretário municipal de Regularização Fundiária (Semur).

Edemilson disse em seu pronunciamento que ele é sim, o presidente do Conselho de Ética. Isso porque a Câmara Municipal já adotou uma postura que impede o mesmo vereador de presidir duas comissões. No caso, Dimdim já preside a Comissão de Agricultura. “Sou membro em algumas comissões e, por isso, a Presidência da Comissão é naturalmente minha. A não ser que o colega vereador Dimdim aceite fazer uma troca na Presidência da Comissão de Agricultura”, comentou.

Falando sobre as questões envolvendo a CPI dos Shows, Edemilson sugeriu que convocasse o servidor da Casa, Valdemir Caldas, autor do artigo nos jornais que falava em sepultamento da comissão, para participar dos trabalhos da CPI ao lado dos vereadores, pois ao que parece sabe de muitas coisas que os parlamentares não tem conhecimento.

Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)