Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jornalistas lamentam falecimento de Sued


A morte de Sued Pinheiro foi lamentada por jornalistas que conviveram com o publicitário e jornalista. Os depoimentos mostram o quanto Sued influiu no jornalismo local e o quanto foi importante para a imprensa rondoniense.

A coluna ”Candiru do Madeira”, fundada e escrita por Sued diariamente no jornal Alto Madeira, segundo o economista e articulista Sílvio Persivo, deve ser extinta ou perder sua identidade se continuar sendo editada. Sílvio escreveu a coluna nas primeiras publicações e também ajudou na criação. “A irreverência do texto de Sued é insubstituível”, avaliou ele.Jornalistas lamentam falecimento de Sued - Gente de Opinião

Sílvio Persivo foi visitar o Filho em Londrina, mas retorna a Porto Velho neste sábado (26) justamente para dar o adeus ao amigo. Ao todo, Sílvio conviveu durante trinta anos com o companheiro. A relação profissional foi estreitada nos últimos doze. Entre os projetos de Sued para 2013, conforme Sílvio, estava a abertura de um restaurante especializado em pratos a base de bacalhau. “Eu dei uma esfriada nele. Mandei colocar tudo no papel antes de abrir o negócio. Mas esse era o Sued. Um cara de muitas ideias e realizações.”

Sued deixa o legado da autenticidade, da lealdade e do comprometimento.” A declaração é do jornalista Paulo Ayres, atual diretor do Departamento de Comunicação Social da Assembleia Legislativa. “Foi um grande colaborador e que teve atuação destacada no Legislativo”, complementou.

O jornalista Carlos Neves trabalhou com Sued no jornal Alto Madeira e na Assembleia Legislativa. “Sempre tivemos boa sintonia. Foi um grande amigo. Sued era muito dedicado ao trabalho e gostava muito de atuar na imprensa.”

Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, Carlos Alencar disse ter perdido um fundamental parceiro no sindicato. “O Sued fazia todas as publicações do Sinjor no Alto Madeira sem cobrar nada por isso. E ia além produzindo matérias de nosso interesse e ajudando profissionais da área em situação financeira difícil.”

A apresentadora de TV e jornalista Elaine Maia disse que admirava muito o estilo de trabalho de Sued. “Ele conseguiu recriar o jornal o Alto Madeira e deu a cara dele ao impresso”.

Com uma amizade que começou em 1985, o jornalista Nilton Salinas disse que Sued era sempre bem informado e bem relacionado. “Ele sabia tudo o que ocorria nos bastidores da política, por exemplo”, falou Niilton recordando ainda “os bons tempos” do extinto jornal Diário do Povo, onde os dois trabalharam juntos. A pareceria foi repetida depois no jornal Alto Madeira.

O radialista Lucivaldo Souza disse que Sued soergueu o jornal Alto Madeira. Ex-diretor do Departamento de Comunicação Social da Assembleia, o jornalista Waldir Costa lamentou a morte prematura e afirmou que ele (Sued) vai fazer muita falta ao jornalismo. O fotógrafo Miro Costa destacou que Sued foi o jornalista que mais deu apoio á sua candidatura (de Miro Costa) a vereador de Porto Velho.

Ex-presidente do Sindicato do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, Marcos Grutzmacher disse que Sued era uma máquina humana de produzir sonhos. Segundo ele, muitos sonhos foram encerrados “mas fica a figura de um homem batalhador que persistiu e manteve seus ideais como o jornal Alto Madeira em atividade.”

Para a jornalista Ivalda Marrocos, Rondônia perde um profissional muito interessado em comunicação social. “Era um batalhador nato”, resumiu. A também jornalista Veronilda Lima frisou que Sued foi um profissional que trabalhou com o coração. “Sabia dialogar e mexer com o ego das pessoas sempre usando palavras amistosas.”

Fonte: ALE/RO - DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)