Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesuíno Boabaid destaca caos na PM e gestores inoperantes



O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa, disse que a Polícia Militar em Rondônia vive um caos em relação ao efetivo policial. De acordo com o parlamentar, cerca de 500 policiais militares irão para a reserva remunerada e 1.335 concursados aguardam uma convocação que não acontece.

Para o deputado, o governador Confúcio Moura (PMDB) precisa de gestores compromissados com o Estado. Mas infelizmente o que vemos hoje é uma inoperância pública e notória, uma falta de respeito com a segurança da população. “Nosso dever como representantes do povo é não aceitar medidas paliativas e sim lutar para que os concursados sejam chamados”.

Em aparte, o deputado Luizinho Goebel (PV) disse ver com preocupação o aumento do índice na criminalidade e apontou o atual Comando Geral da Polícia Militar como inoperante. O deputado disse que o próprio governador Confúcio Moura teria lhe confidenciado que também está preocupado com a situação.

“Devemos aumentar o quadro do efetivo policial e não diminuí-lo. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Pretz, nunca fez nada enquanto esteve aqui e hoje não é diferente, ele nunca tem tempo para debater essas questões”, declarou Luizinho Goebel.

Também em aparte, o deputado Laerte Gomes (PEN), disse que existe falta de planejamento nas ações do governo do Estado. Eles abrem concurso público e não planejam a convocação, deixando os aprovados na espera, na ansiedade, alguns inclusive até acabam doentes. “O governo prefere criar CDs enquanto aprovados em concursos da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) sofrem com a espera”, destacou Laerte Gomes.

Hermínio Coelho (PSD) disse que o atual comandante-geral da PM em Rondônia não é a pessoa ideal para estar no cargo, mas que não vai mais criticar. “Não adianta. Nada muda. O que muda são os representantes que não compactuam com o que acontece nesse governo e acabam deixando o cargo, a exemplo do adjunto da Casa Civil que acaba de pedir demissão. Quem fica é porque leva alguma vantagem”, disse o deputado.

Eletrobrás

Ainda em seu discurso na tribuna, Jesuíno Boabaid lembrou o debate na audiência pública que tratou do aumento da tarifa de energia elétrica em Rondônia, na semana anterior. Segundo Boabaid, a inércia da bancada federal em também tomar uma iniciativa para defender os consumidores do Estado do valor abusivo cobrado pela Eletrobrás é inaceitável.

O deputado Jesuíno disse que iniciará uma campanha para reunir forças e encontrar soluções para a questão da energia elétrica em Rondônia. “Se não tivéssemos três usinas geradoras de energia elétrica aqui no Estado, eu até aceitaria a justificativa que nos foi dada pela Eletrobrás, mas esse aumento exorbitante é motivo para ações judiciais”, disse.

 Fonte: Juliana Martins

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)