Domingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesuíno Boabaid defende melhorias aos policiais civis e militares


O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) realizou seu pronunciamento em Plenário, ontem terça-feira (13), parabenizando os policiais civis que estão ”acampados” na galeria da Assembleia Legislativa, pois estão lutando por seus direitos.

O parlamentar lembrou que, ao realizar protestos semelhantes enquanto policial militar, acabou recebendo 39 processos, pois “militar não tem direito a greve nem a livre manifestação”. Boabaid salientou que, apesar de o Regimento Interno da Assembleia proibir a permanência de pessoas nas instalações, o presidente Maurão de Carvalho (PMDB) permitiu que os manifestantes da Polícia Civil ficassem nas galerias.

Apesar de toda a mobilização, afirmou Jesuíno, “o governo tem mecanismos suficientes para acabar com a vida de vocês. Espero que o governo tenha a sensibilidade de enviar ainda hoje algo para solucionar a situação”.

Plano de Policiamento

Jesuíno lembrou que a Polícia Militar, em reunião de 2007, onde ainda era a comandante geral a coronel Angelina, criou o Conselho de Coronéis, que estabeleceu o Plano de Policiamento.

Em 2016, o novo comandante geral alterou o plano, afirmou. “Passaram por cima do governo e por esta Casa, alterando uma lei. Isso é inadmissível, por isso estou apresentando dispositivo que susta isso, pois não tem autoridade de mudar lei que altera hora de trabalho dos trabalhadores militares”, declarou Boabaid.
 

Orçamento

O parlamentar criticou a forma como o governo do Estado tem encaminhado o Orçamento para votação na Assembleia. Ele chamou os responsáveis de incompetentes, pois “todo o processo deveria ser discutido com antecedência e agora querem enviar um turbilhão de coisas de última hora para votação”.

 Audiências

O deputado Jesuíno também falou das duas reuniões realizadas nesta segunda-feira (13), sendo a primeira para tratar da atual situação dos atingidos pela enchente de 2014/15 e a segunda para resolver a situação dos moradores do Bairro Novo, onde foi suspensa a cobrança da taxa de esgoto no local, até ajustar a situação da Estação de Tratamento de Esgoto.

O parlamentar lembrou, ao final de seu pronunciamento, a realização de audiência pública na próxima quinta-feira (15), a partir das 9h, para debater a situação do Uber em Porto Velho. O serviço foi criticado pelo deputado Hermínio Coelho (PDT) e elogiado pelo deputado Adelino Follador (DEM). “A intenção é que possamos entender o funcionamento do sistema”, afirmou Boabaid.

Fonte: ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]
Foto: Ana Célia

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Domingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)