Sábado, 31 de março de 2012 - 10h27
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) anunciou que deu entrada na Assembléia Legislativa em um Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Proteção e Assistência aos portadores de Autismo. O anuncio foi feito em deferência as atividades da Semana de Conscientização do Autismo e ao dia do autismo que é lembrado nesta segunda-feira dia 2 de abril, com várias ações voltadas a prestar esclarecimentos sobre as pessoas portadoras do autismo.
O autismo é um distúrbio de origem genética que pode ser identificado no início da vida de uma criança, sendo caracterizado por alterações significativas na forma de comunicação, na interação social e no comportamento da criança.
A Lei proposta pelo deputado visa garantir que Estado ofereça condições de atendimento multiprofissional na área de saúde, medicamentos, informações que auxiliam acompanhamento e a convivência, inclusão educacional e especializada e assistência social às famílias. Pela proposta, o sistema estadual de assistência ao portador de autismo deverá ser gerido pelas Secretarias de Saúde e Educação.
Segundo Jesualdo Pires, a proposta que deverá ser votada nos próximos meses não pretende esgotar o assunto, que é tão amplo e complexo, mas dar o ponta pé inicial para que o Estado regulamente e exerça políticas públicas eficientes para o diagnostico, tratamento especializado e proteção aos direitos dos autistas de forma a garantir melhor qualidade de vida aos autistas e suas famílias.
O deputado lembrou que não é fácil chegar a um diagnóstico de autismo, pois não existem exames para identificá-los. “É preciso se fazer, por um longo período, uma avaliação completa da criança por uma equipe de profissionais especializados. A avaliação não é feita em um único atendimento, é um processo que deve ter acompanhamento contínuo. Por isso, precisamos de uma atuação mais consistente do Estado no auxilio permanente às pessoas diagnosticadas com esse transtorno”, defendeu.
Fonte: Ascom
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep