Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo Pires convoca Audiência para discutir engenharia pública


O deputado Jesualdo Pires (PSB) informou a mesa diretora da ALE, que será realizada no próximo dia 23, às 10 horas, uma audiência pública na Casa de Leis, quando na ocasião serão abordados e discutidos temas a respeito da engenharia civil em Rondônia – com o advento das grandes obras e projetos de engenharia que virão para o Estado – como a construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira.

A audiência, de acordo com o parlamentar, terá a participação de profissionais da área, representantes do Sindicato dos Engenheiros Civis do Estado e do Conselho Regional de Engenheira e Arquitetura do Estado de Rondônia (CREA), entre outras autoridades.

De acordo com o parlamentar, na pauta estará também em discussão o piso salarial da categoria, que segundo o parlamentar, são profissionais importantes para a sociedade, mas é ainda uma classe desvalorizada.

 

Engenharia Pública

De acordo com Jesualdo Pires, um dos temas importantes a serem abordados durante a audiência será a engenharia pública, que segundo ele, trará técnicas que vem de encontro as necessidades das pessoas carentes, orientando as mesmas sobre informações básicas de engenharia civil, diminuição de custos e gastos, economia nas obras, entre outras informações básicas de engenharia, que auxiliaram principalmente pessoas que constroem casas na periferia e nos grandes bolsões das cidades.

Segundo o deputado, a engenharia pública é de grande necessidade no planejamento de obras, organização e urbanização das cidades na maioria, mal planejadas, dando suporte e apoio aos prefeitos no saneamento básico estruturação urbana dos municípios entre outras necessidades.


"O engenheiro público dará atendimento as pessoas que não tem condições de contratar um engenheiro particular para sua obra. Esse atendimento atingirá as pessoas mais carentes dos bolsões que se criam principalmente nas periferias, onde são feitas obras sem nenhum planejamento, onde os gastos são grandes, com compras desnecessárias de materiais de construção entre outros desperdícios nas obras" frisou o parlamentar.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)