Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo Pires convoca Audiência para discutir engenharia pública


O deputado Jesualdo Pires (PSB) informou a mesa diretora da ALE, que será realizada no próximo dia 23, às 10 horas, uma audiência pública na Casa de Leis, quando na ocasião serão abordados e discutidos temas a respeito da engenharia civil em Rondônia – com o advento das grandes obras e projetos de engenharia que virão para o Estado – como a construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira.

A audiência, de acordo com o parlamentar, terá a participação de profissionais da área, representantes do Sindicato dos Engenheiros Civis do Estado e do Conselho Regional de Engenheira e Arquitetura do Estado de Rondônia (CREA), entre outras autoridades.

De acordo com o parlamentar, na pauta estará também em discussão o piso salarial da categoria, que segundo o parlamentar, são profissionais importantes para a sociedade, mas é ainda uma classe desvalorizada.

 

Engenharia Pública

De acordo com Jesualdo Pires, um dos temas importantes a serem abordados durante a audiência será a engenharia pública, que segundo ele, trará técnicas que vem de encontro as necessidades das pessoas carentes, orientando as mesmas sobre informações básicas de engenharia civil, diminuição de custos e gastos, economia nas obras, entre outras informações básicas de engenharia, que auxiliaram principalmente pessoas que constroem casas na periferia e nos grandes bolsões das cidades.

Segundo o deputado, a engenharia pública é de grande necessidade no planejamento de obras, organização e urbanização das cidades na maioria, mal planejadas, dando suporte e apoio aos prefeitos no saneamento básico estruturação urbana dos municípios entre outras necessidades.


"O engenheiro público dará atendimento as pessoas que não tem condições de contratar um engenheiro particular para sua obra. Esse atendimento atingirá as pessoas mais carentes dos bolsões que se criam principalmente nas periferias, onde são feitas obras sem nenhum planejamento, onde os gastos são grandes, com compras desnecessárias de materiais de construção entre outros desperdícios nas obras" frisou o parlamentar.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)