Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo Pires convoca Audiência para discutir engenharia pública


O deputado Jesualdo Pires (PSB) informou a mesa diretora da ALE, que será realizada no próximo dia 23, às 10 horas, uma audiência pública na Casa de Leis, quando na ocasião serão abordados e discutidos temas a respeito da engenharia civil em Rondônia – com o advento das grandes obras e projetos de engenharia que virão para o Estado – como a construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira.

A audiência, de acordo com o parlamentar, terá a participação de profissionais da área, representantes do Sindicato dos Engenheiros Civis do Estado e do Conselho Regional de Engenheira e Arquitetura do Estado de Rondônia (CREA), entre outras autoridades.

De acordo com o parlamentar, na pauta estará também em discussão o piso salarial da categoria, que segundo o parlamentar, são profissionais importantes para a sociedade, mas é ainda uma classe desvalorizada.

 

Engenharia Pública

De acordo com Jesualdo Pires, um dos temas importantes a serem abordados durante a audiência será a engenharia pública, que segundo ele, trará técnicas que vem de encontro as necessidades das pessoas carentes, orientando as mesmas sobre informações básicas de engenharia civil, diminuição de custos e gastos, economia nas obras, entre outras informações básicas de engenharia, que auxiliaram principalmente pessoas que constroem casas na periferia e nos grandes bolsões das cidades.

Segundo o deputado, a engenharia pública é de grande necessidade no planejamento de obras, organização e urbanização das cidades na maioria, mal planejadas, dando suporte e apoio aos prefeitos no saneamento básico estruturação urbana dos municípios entre outras necessidades.


"O engenheiro público dará atendimento as pessoas que não tem condições de contratar um engenheiro particular para sua obra. Esse atendimento atingirá as pessoas mais carentes dos bolsões que se criam principalmente nas periferias, onde são feitas obras sem nenhum planejamento, onde os gastos são grandes, com compras desnecessárias de materiais de construção entre outros desperdícios nas obras" frisou o parlamentar.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

Deputado  Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim  Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

Deputado Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)