Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo pede valorização


AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA
DEBATE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE RO.
 

Uma audiência pública  na Assembléia Legislativa de Rondônia, marcou a série de eventos relacionados à categoria dos engenheiros que acontecem esta semana em Porto Velho. O evento serviu para se debater questões relacionadas ao desenvolvimento regional de Rondônia. Os principais enfoques foram para a construção das usinas e a ponte do rio Madeira.

O evento foi histórico, pois pela primeira vez a Assembléia Legislativa de Rondônia e a Câmara Municipal de Porto Velho realizam uma audiência pública conjunta. A mesa diretora dos trabalhos foi coordenada pelo deputado Jesualdo Pires e pelo vereador Kruger Darwich, ambos também engenheiros. Nivaldo Campos, de Furnas, também esteve presente.

A audiência pública antecede a realização do 6º Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea e do 7º Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia.

A questão do salário mínimo profissional dos engenheiros também foi debatida na audiência pública. O vereador Kruger Darwich destacou a sua preocupação com relação a questão salarial dos engenheiros atuantes nos organismos públicos, pois em decorrência dos baixos salários poderão imigrar em grande escala para a iniciativa privada, com o início das obras de infra-estrutura que virão em breve para a capital.

Jesualdo pede valorização

Ao afirmar que a engenharia se faz presente em toda e qualquer atividade humana, o deputado Jesualdo Pires (PSB) destacou, durante audiência pública na Assembléia Legislativa, a importância do engenheiro. No entanto, ressaltou que há desvalorização pessoal e profissional da categoria.

O parlamentar falou das grandes obras que estão projetadas para Rondônia, especialmente o Complexo de Hidrelétricas do Madeira – usinas de Santo Antônio e Jirau, que, na sua visão, estão sofrendo objeção por parte de algumas organizações e órgãos. "A energia elétrica a ser produzida pelas hidrelétricas é limpa e pouco impacto causam ao meio ambiente. Na China está sendo construída grandes obras e ninguém se posiciona contra. Veja que há entidades querendo desqualificar os estudos realizados por Furnas. O relatório produzido pelo Ibama apresentou cerca de 707 não a construção dessas obras tão importantes para Rondônia e para o Brasil". Jesualdo Pires pediu maior debate sobre o salário mínimo profissional do engenheiro "porque temos que nos valorizar pessoal e profissionalmente". 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

O partido Republicanos assume uma nova configuração. O empresário, Médico Psiquiatra, ex-Deputado Federal e ex-Vice-Governador de Rondônia, Aparício

Deputada Federal Cristiane Lopes Participa de Solenidade em Comemoração aos 76 Anos de Israel

Deputada Federal Cristiane Lopes Participa de Solenidade em Comemoração aos 76 Anos de Israel

Na última quinta-feira (6), a deputada federal Cristiane Lopes participou de um evento solene a convite do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zo

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)