Sexta-feira, 25 de maio de 2007 - 11h18
AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA
DEBATE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE RO.
Uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Rondônia, marcou a série de eventos relacionados à categoria dos engenheiros que acontecem esta semana em Porto Velho. O evento serviu para se debater questões relacionadas ao desenvolvimento regional de Rondônia. Os principais enfoques foram para a construção das usinas e a ponte do rio Madeira.
O evento foi histórico, pois pela primeira vez a Assembléia Legislativa de Rondônia e a Câmara Municipal de Porto Velho realizam uma audiência pública conjunta. A mesa diretora dos trabalhos foi coordenada pelo deputado Jesualdo Pires e pelo vereador Kruger Darwich, ambos também engenheiros. Nivaldo Campos, de Furnas, também esteve presente.
A audiência pública antecede a realização do 6º Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea e do 7º Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia.
A questão do salário mínimo profissional dos engenheiros também foi debatida na audiência pública. O vereador Kruger Darwich destacou a sua preocupação com relação a questão salarial dos engenheiros atuantes nos organismos públicos, pois em decorrência dos baixos salários poderão imigrar em grande escala para a iniciativa privada, com o início das obras de infra-estrutura que virão em breve para a capital.
Jesualdo pede valorização
Ao afirmar que a engenharia se faz presente em toda e qualquer atividade humana, o deputado Jesualdo Pires (PSB) destacou, durante audiência pública na Assembléia Legislativa, a importância do engenheiro. No entanto, ressaltou que há desvalorização pessoal e profissional da categoria.
O parlamentar falou das grandes obras que estão projetadas para Rondônia, especialmente o Complexo de Hidrelétricas do Madeira usinas de Santo Antônio e Jirau, que, na sua visão, estão sofrendo objeção por parte de algumas organizações e órgãos. "A energia elétrica a ser produzida pelas hidrelétricas é limpa e pouco impacto causam ao meio ambiente. Na China está sendo construída grandes obras e ninguém se posiciona contra. Veja que há entidades querendo desqualificar os estudos realizados por Furnas. O relatório produzido pelo Ibama apresentou cerca de 707 não a construção dessas obras tão importantes para Rondônia e para o Brasil". Jesualdo Pires pediu maior debate sobre o salário mínimo profissional do engenheiro "porque temos que nos valorizar pessoal e profissionalmente".
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos
O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho
O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)