Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo pede valorização


AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA
DEBATE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE RO.
 

Uma audiência pública  na Assembléia Legislativa de Rondônia, marcou a série de eventos relacionados à categoria dos engenheiros que acontecem esta semana em Porto Velho. O evento serviu para se debater questões relacionadas ao desenvolvimento regional de Rondônia. Os principais enfoques foram para a construção das usinas e a ponte do rio Madeira.

O evento foi histórico, pois pela primeira vez a Assembléia Legislativa de Rondônia e a Câmara Municipal de Porto Velho realizam uma audiência pública conjunta. A mesa diretora dos trabalhos foi coordenada pelo deputado Jesualdo Pires e pelo vereador Kruger Darwich, ambos também engenheiros. Nivaldo Campos, de Furnas, também esteve presente.

A audiência pública antecede a realização do 6º Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea e do 7º Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia.

A questão do salário mínimo profissional dos engenheiros também foi debatida na audiência pública. O vereador Kruger Darwich destacou a sua preocupação com relação a questão salarial dos engenheiros atuantes nos organismos públicos, pois em decorrência dos baixos salários poderão imigrar em grande escala para a iniciativa privada, com o início das obras de infra-estrutura que virão em breve para a capital.

Jesualdo pede valorização

Ao afirmar que a engenharia se faz presente em toda e qualquer atividade humana, o deputado Jesualdo Pires (PSB) destacou, durante audiência pública na Assembléia Legislativa, a importância do engenheiro. No entanto, ressaltou que há desvalorização pessoal e profissional da categoria.

O parlamentar falou das grandes obras que estão projetadas para Rondônia, especialmente o Complexo de Hidrelétricas do Madeira – usinas de Santo Antônio e Jirau, que, na sua visão, estão sofrendo objeção por parte de algumas organizações e órgãos. "A energia elétrica a ser produzida pelas hidrelétricas é limpa e pouco impacto causam ao meio ambiente. Na China está sendo construída grandes obras e ninguém se posiciona contra. Veja que há entidades querendo desqualificar os estudos realizados por Furnas. O relatório produzido pelo Ibama apresentou cerca de 707 não a construção dessas obras tão importantes para Rondônia e para o Brasil". Jesualdo Pires pediu maior debate sobre o salário mínimo profissional do engenheiro "porque temos que nos valorizar pessoal e profissionalmente". 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)