Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 - 08h01
O deputado estadual Jean Oliveira, recém eleito para mais um mandato parlamentar, saudando os professores no seu dia – 15 de outubro, disse que “ mesmo o que se tem feito nos últimos anos para a melhoria de condições de vida e de trabalho para a categoria dos professores ainda é pouco frente a importância desses profissionais para o país”.
“Tem-se se cobrado muito, tanto pelas entidades representativas da categoria e também pelo Poder Legislativo, a melhoria salarial do professor, entendida, às vezes, como a solução para a melhoria da educação em nosso país. É preciso ir além da política salarial e atentar para as condições de trabalho e de preparação desse profissional”, disse Jean Oliveira.
O deputado explicou que é preciso se ter o mínimo de condições de trabalho para se exercer o ofício, assim como se faz necessário, cursos de capacitação periódicos para que o professor não fique desatualizado quanto os avanços da sua matéria e dos métodos de ensino que se aprimoram com avanço das ciências e da tecnologia.
Jean também colocou seu trabalho parlamentar a disposição das reivindicações dos professores, comprometendo-se a encampar todas as lutas justas da categoria.
História
“No Brasil, a criação do Dia do Professor está associado ao Decreto Federal de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I, estabelecendo em todas as cidades do país a construção de escolas primárias de ensino elementar, chamadas, na época, de ‘Escolas de Primeiras Letras’.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois desse fato, em 1947, ano em que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual número 174. A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo encabeçada pelo educador Salomão Becker que ficou conhecido por sua célebre frase: ‘Professor é profissão, educador é vocação.’ A partir disso, nos anos seguintes, as escolas da capital paulista adotaram a idéia: um dia para celebrar o trabalho dos profissionais da educação.
Apesar disso, o Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal número 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo Presidente da República João Goulart. “
Fonte: AscomNesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement
Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho
Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch