Segunda-feira, 9 de março de 2015 - 15h40
Indicação do deputado Jean Oliveira (PSDB) na Assembleia Legislativa reivindica que o Governo do Estado cobre do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e da bancada federal de Rondônia para que seja dada continuidade e maior celeridade nas obras de dragagem do rio Madeira no trecho compreendido de Porto Velho até a sua foz no rio Amazonas.
O Sistema Hidroviário do Rio Madeira – constituído pelos Rios Madeira, Mamoré e Guaporé – é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no rio Amazonas (AM). O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros quanto para o escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo atual baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá.
Os investimentos garantirão a navegabilidade da hidrovia e permitirão um maior aproveitamento deste recurso natural disponível, trazendo benefícios como eficiência e segurança no transporte de carga e de passageiros, capacidade de concentração de carga e maior controle fiscal. Por outro lado, em face da redução da utilização das rodovias, serão minimizados o consumo de combustível, emissão de poluentes, número de acidentes, custos operacionais e impactos ambientais.
“Diante da importância, esse trabalho não pode ficar parado ou nessa lentidão quase parando. É preciso celeridade para se cumprir as metas estabelecidas para a conclusão da obra e depois ficar, cmo está previsto, de forma permanente fazendo manutenção devido as característica do rio Madeira”, disse o deputado.
Fonte: Ascom
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