Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jaqueline Cassol reivindica titulação de cem mil imóveis rurais em Rondônia

Em audiência em Brasília, a parlamentar apresentou demanda à ministra da Agricultura


Jaqueline Cassol reivindica titulação de cem mil imóveis rurais em Rondônia - Gente de Opinião

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) se reuniu nesta terça-feira (02/04), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A finalidade do encontro foi discutir a regularização fundiária e extensão rural em Rondônia.

Quase 100 mil imóveis, entre assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e áreas da união, aguardam titulação em Rondônia. A falta da documentação acarreta instabilidade jurídica, dificulta o acesso ao crédito subsidiado e gera uma cadeia economicamente instável. Levando em consideração a vocação agrícola do estado, é fundamental que o produtor tenha segurança para trabalhar.

Durante a reunião, além de pontuar os aspectos econômicos e sociais inerentes à falta de titulação, a deputada federal Jaqueline Cassol amentou os conflitos agrários em Rondônia. “O estado de Rondônia ficou em primeiro lugar em violência no campo, segundo a Comissão da Pastoral da Terra em 2016. Ando por todo o estado de Rondônia, conheço a realidade e afirmo que as pessoas estão morrendo”, disse Jaqueline Cassol.

Tereza Cristina se mostrou atenta às dificuldades e particularidades do estado. “Rondônia neste mapa tem que ser muito prestigiado e tem que ter uma atuação firme”, disse a ministra que informou ainda que há uma meta para emitir 600 mil títulos em todo o país. Jaqueline Cassol postulou que só em Rondônia seriam necessários cerca de 100 mil.

Extensão Rural

A deputada federal Jaqueline Cassol também conversou com a ministra Tereza Cristina sobre crédito rural e a aprendizagem no campo. A parlamentar destacou a importância de incentivar os jovens a empreender na área rural, evitando o esvaziamento dessa região. “Rondônia hoje vive um êxodo rural. Por falta de escola, de recursos, de infraestrutura, os meninos vão todos pra cidade. Nós temos que passar conhecimento para eles, para que possam agregar com uma visão de empreendedorismo no campo” pontuou Jaqueline Cassol.

Novos encontros serão realizados entre a equipe do Ministério da Agricultura e a deputada Jaqueline Cassol para alinhar formas de ampliar o atendimento através de cursos e capacitações.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)