Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IX Congresso Brasileiro de Identificação em Rondônia


Nos dias 26, 27 3 28 de setembro, Porto Velho será o grande palco do IX Congresso Brasileiro de Identificação, Perícias Papiloscópica e Necropapiloscópica, um evento que receberá aproximadamente 350 profissionais de todo o país, no Aquarius Hotel.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel PM Evilásio Sena, o congresso tem como objetivos estimular o desenvolvimento da papiloscopia; atualizar os profissionais, por meio da integração entre as polícias estaduais e Polícia Federal; promover a interação e a união entre os órgãos de identificação e instruir os profissionais de instituições financeiras, comerciais e cartorárias que trabalham com cadastros de pessoas.

A Associação dos Datiloscopistas Policiais Civis de Rondônia (Adapro), também responsável pela organização do evento, informa que o   evento é direcionado para profissionais em Papiloscopia dos Institutos de Identificação dos Estados, do Distrito Federal e da Polícia Federal; aos Serviços de Identificação da Polícia Militar e das Forças Amadas; e para representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Secretarias de Segurança Pública dos Estados; e, ainda, para instituições que lidam com cadastros de clientes e contribuintes.

Segundo o secretário, a Papiloscopia apresenta o método de identificação humana mais eficiente, prático e seguro, tanto na esfera civil, quanto na criminal. "O cumprimento pleno da função social dos Institutos de Identificação do país deve ser objetivo de todos, orientado sempre pela eficácia policial ao proporcionar à população a capacidade do exercício pleno de sua cidadania", ressaltou Sena.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Segurança, do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa Francisco (IICCECF), da Associação dos Datiloscopistas Policiais Civis de Rondônia (Adapro) e da Federação Nacional dos Profissionais da Papiloscopia (Fenapp), com o apoio do Governo de Rondônia, Senasp, Sinsepol, Sinpfetro, ALE- RO, Prefeitura de Porto Velho, OAB-RO, Aquarius Hotel e Faculdade São Lucas.

O Aquarius Hotel fica localizado na rua Roberto de Souza (antiga rua México), 2141, bairro Nova Porto Velho, na capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3216 8919. 

Fonte: Érica Ferreira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)