Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IX Congresso Brasileiro de Identificação em Rondônia


Nos dias 26, 27 3 28 de setembro, Porto Velho será o grande palco do IX Congresso Brasileiro de Identificação, Perícias Papiloscópica e Necropapiloscópica, um evento que receberá aproximadamente 350 profissionais de todo o país, no Aquarius Hotel.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel PM Evilásio Sena, o congresso tem como objetivos estimular o desenvolvimento da papiloscopia; atualizar os profissionais, por meio da integração entre as polícias estaduais e Polícia Federal; promover a interação e a união entre os órgãos de identificação e instruir os profissionais de instituições financeiras, comerciais e cartorárias que trabalham com cadastros de pessoas.

A Associação dos Datiloscopistas Policiais Civis de Rondônia (Adapro), também responsável pela organização do evento, informa que o   evento é direcionado para profissionais em Papiloscopia dos Institutos de Identificação dos Estados, do Distrito Federal e da Polícia Federal; aos Serviços de Identificação da Polícia Militar e das Forças Amadas; e para representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Secretarias de Segurança Pública dos Estados; e, ainda, para instituições que lidam com cadastros de clientes e contribuintes.

Segundo o secretário, a Papiloscopia apresenta o método de identificação humana mais eficiente, prático e seguro, tanto na esfera civil, quanto na criminal. "O cumprimento pleno da função social dos Institutos de Identificação do país deve ser objetivo de todos, orientado sempre pela eficácia policial ao proporcionar à população a capacidade do exercício pleno de sua cidadania", ressaltou Sena.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Segurança, do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa Francisco (IICCECF), da Associação dos Datiloscopistas Policiais Civis de Rondônia (Adapro) e da Federação Nacional dos Profissionais da Papiloscopia (Fenapp), com o apoio do Governo de Rondônia, Senasp, Sinsepol, Sinpfetro, ALE- RO, Prefeitura de Porto Velho, OAB-RO, Aquarius Hotel e Faculdade São Lucas.

O Aquarius Hotel fica localizado na rua Roberto de Souza (antiga rua México), 2141, bairro Nova Porto Velho, na capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3216 8919. 

Fonte: Érica Ferreira

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)