Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ivo Cassol recebe diretores do Grupo Votorantim


Atendendo a um convite formulado pelo governador Ivo Cassol, diretores do Grupo Votorantim - um dos maiores grupos privados do país -, conheceram a potencialidade e a capacidade produtiva de Rondônia e na tarde desta sexta-feira, em reunião na residência oficial do governador, anunciaram a instalação de uma indústria de cimento do grupo, em Porto Velho.

“Estamos trabalhando para atrair novos investimentos para Rondônia e havíamos feito o convite para que o grupo Votorantim viesse instalar unidades industriais no Estado, gerando emprego e renda para a nossa população. Foi com grande entusiasmo que recebemos o anúncio da instalação dessa indústria de cimento, comprovando a excelente fase econômica de Rondônia e o grande potencial que ainda pode ser explorado”, destacou Ivo Cassol.

Participaram do encontro com o governador os diretores executivos do Grupo, Luiz Alberto Santos, Paulo Henrique Ataíde, José Renato Hilstizar e Albano Tadeu Battaglia. Os representantes da empresa informaram que a instalação da indústria vai ter três fases, com o início da primeira etapa prevista para este ano ainda, numa área nas proximidades da Eletronorte. A expectativa é de que a produção inicial seja em torno de 400 mil toneladas ao ano e quando a indústria estiver concluída, vai produzir 800 mil toneladas, ou seja, cerca de 8 milhões de sacos de cimento por ano.

“Na primeira etapa, vamos trazer a matéria-prima, o cllinquer, de Sergipe, via hidrovia do Madeira. Na segunda etapa, prevista para setembro de 2009, vamos utilizar 50% da argila extraída em Rondônia”, informou o diretor Luiz Alberto Santos.

Ivo Cassol anunciou que serão gerados entre 300 a 400 empregos diretos, na fase de construção da empresa, que vai contar com uma área própria para embarque e desembarque de mercadorias e equipamentos, no rio Madeira. “Como vão produzir cimento para toda a região Norte, Mato Grosso, e pros países vizinhos, a expectativa é grande em torno da produtividade e geração de empregos, especialmente quando passar a utilizar parte da matéria-prima local, aquecendo toda a cadeia produtiva”, explicou o governador.

O Grupo Votorantim – Ocupando a quarta posição entre os 100 maiores grupos empresariais por vendas no Brasil, o Grupo Votorantim é um dos maiores conglomerados econômicos privados do Brasil e gerencia um portfolio de negócios e produtos voltado principalmente a atividades de capital intensivo e a commodities.

Fundada em 1918, a Votorantim é uma empresa de controle familiar, que está agora em sua terceira geração. Seu modelo de governança corporativa assegura à família controladora posições estratégicas no Comitê Executivo e aloca profissionais não familiares à frente das unidades de negócio. Suas empresas são líderes ou têm posições de destaque em mercados como cimento e concreto, mineração e metais (alumínio, zinco, níquel e aço), celulose e papel. Igualmente relevante são suas atividades em suco de laranja concentrado, especialidades químicas e na auto-geração de energia elétrica.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)