Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ivo Cassol não comparece e causa impasse na reunião com o Grito da Terra


Em reunião realizada na manhã desta quarta, no Palácio Getúlio Vargas, a Comissão de negociação do Grito da Terra foi recebida pelo secretário Chefe da Casa Civil, Joarez Jardim. A reunião estava agendada, inicialmente, com o governador Ivo Cassol, que não compareceu e justificou sua ausência devido ao falecimento de um ex-secretário do governo, que motivou seu deslocamento até Ariquemes.

As principais reivindicações dos agricultores, que são pequenos proprietários, junto ao governo do Estado são sobre o Idaron, Pró-Leite, zoneamento agrícola, meio-ambiente, crédito fundiário, educação no campo, esporte e lazer, cultura, terceira idade, saúde e políticas de seguranças para mulheres.

Após as justificativas apresentadas pelo chefe da Casa Civil, o presidente da Fetagro, Lázaro Dobri, manifestou o posicionamento do movimento de negociar com o governador, ou, pelo menos, com os secretários das principais pastas, que são responsáveis pelas áreas onde existem as reivindicações mais importantes. São elas a Seaps, Faser, Saúde, Educação, Sedam e Segurança Pública. A posição do presidente da Fetagro foi reforçada pelos representantes de todos os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

O Chefe da Casa Civil alegou que haveria dificuldades para reunir as secretárias ainda nesta quinta-feira, devido às agendas previamente definidas. Diante do impasse, ficou marcada uma nova rodada de negociação para esta sexta-feira (04/05), às 9h, no auditório do Palácio do Governo. Juarez Jardim comprometeu-se em convocar todos os secretários que não estiverem em viagem ou, na ausência de algum deles, o adjunto das secretarias. Além disso, atendendo a uma solicitação da Comissão do Grito da Terra, o chefe da Casa Civil tentará adequar a agenda do governador para que ele faça a abertura da reunião de negociação com os secretariados.

Fonte: CUT

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)