Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Itaú deixa funcionários em Rondônia ‘a pão é água’


O banco Itaú continua demonstrando uma postura de completa soberba em detrimento ao tratamento digno ao ser humano e, mais uma vez, suas agências em Rondônia voltam a ser palco do descaso e da humilhação por que passam funcionários, clientes e usuários.

Apesar de trabalhar com uma estimativa de lucro recorde de R$ 17 bilhões para este ano, o Itaú insiste em fechar os olhos para um quadro de caos que se instalou em suas agências, com a carência no quadro funcional que compromete totalmente o bom atendimento ao público em geral.

Desta vez os diretores do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) visitaram a agencia da avenida Nações Unidas, em Porto Velho, e se depararam com o cenário sombrio de filas gigantescas, máquina de senhas com problemas, funcionários acumulando funções e, sobretudo, sendo obrigados a ‘estrangular’ o horário de almoço para não deixar de atender os clientes e usuários.

“Como podemos ver, os funcionários estão, literalmente, a pão é água, já que não podem sair nem para almoçar. É um descaso, um desrespeito total com o ser humano. Sem falar que, com a demora no atendimento – devido à falta de funcionários – o banco volta a não cumprir com as Leis das Filas, sejam elas federal, estadual ou municipal. Isso não pode continuar assim. O banco tem que contratar mais funcionários com urgência”, disse o presidente do SEEB/RO, José Pinheiro.

“Os funcionários nem lembram mais a última vez que tiveram a chance de almoçar. Até para ir ao banheiro ou beber água fica difícil para estes colegas. Por serem poucos o atendimento é demorado para a demanda de muita gente e, eventualmente, acabam sendo vítimas da revolta dos clientes e usuários. Mesmo chegando cedo (7 horas) e saindo tarde (22 horas) da agência, trabalhando redobrado, ainda são agredidos verbalmente, e tudo por culpa do banco. É uma situação que beira o descaso total com o ser humano”, avaliou o diretor jurídico do SEEB/RO, José Toscano, que é funcionário do Itaú.

Após esta visita, os dirigentes repetiram o ato feito também na agência da avenida Jatuarana, e fecharam a unidade da Nações Unidas nesta quarta-feira, 17.
 

DISCRIMINAÇÃO

O Itaú também age com discriminação à população quando, em suas agências, faz questão de mostrar, via aviso, que não recebe títulos de outros bancos e recebe apenas de quem é correntista do banco.

“Todo mundo sabe que banco é uma concessão pública e, portanto, não tem que fazer discriminação de que tipo de pessoa ele deve ou não receber o título. Isso é uma vergonha e mais uma demonstração de desrespeito com o cidadão”, avaliou o secretário geral do Sindicato, Euryale Brasil.
 

PERSEGUIÇÃO

Além de todas estas irregularidades que atingem diretamente a população como um todo, o Itaú também cria um clima de caos dentro do ambiente de trabalho. Denúncias dão conta de que o Superintendente Moacir Lopes, que responde pelos estados de Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima, faz teleconferências com os funcionários, e isto em dias de pico e em pleno horário de atendimento ao público e, assim como faz por meio de ligações telefônicas, assedia os trabalhadores e faz a cobrança do cumprimento das famigeradas metas abusivas.

“E sabemos que este superintendente faz piadinhas com os funcionários, e os humilha com afirmações como ‘Tira a muleta! Quero as metas cumpridas’, ou seja, uma prática descarada de assédio moral que deve ser combatida com rigidez”, conclui Pinheiro.

Fonte: Rondineli Gonzalez
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)