Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Irrigação de pastagens é tema de curso da Embrapa


No período de estiagem, com aproximadamente quatro meses sem chuvas em Rondônia - sendo o período mais crítico de junho a setembro - a quantidade e a qualidade da forragem das pastagens são limitadas devido ao menor crescimento do capim, o que influencia diretamente na produção de carne e leite. Por isso, capacitar técnicos da extensão rural da Emater e de empresas privadas de Rondônia quanto ao planejamento da irrigação em pastagens abordando, entre outros aspectos, o manejo e a avaliação de sistemas de irrigação usados no estado, é a finalidade do curso que a Embrapa Rondônia realiza esta semana, de 14 a 17, no Centrer, em Ouro Preto do Oeste.

A atividade faz parte do “Projeto Arco Verde”, da Embrapa, que tem a recuperação e renovação de pastagens degradadas como um dos principais enfoques. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Denis Cararo, doutor nas áreas de irrigação e drenagem, a partir do treinamento, os técnicos terão mais subsídios para orientar produtores rurais na tomada de decisões, inclusive quanto ao uso ou não da irrigação. “Seguindo a orientação correta dos técnicos capacitados pelo curso, os produtores saberão quanto, quando e como aplicar água às pastagens”, destaca.

Um dos temas do curso é quanto à disponibilidade de água para a irrigação quando o produtor deseja iniciar ou ampliar uma área de pasto irrigado. “O assunto considera a escassez de água no período seco do ano, tanto no solo como nos rios e igarapés do estado”, acrescenta Denis.

A programação do curso também inclui: elaboração de projetos de irrigação, aplicação do balanço hídrico para manejo da irrigação e avaliações de uniformidade de distribuição de aspersores em campo, visando à manutenção necessária ao bom funcionamento dos sistemas de irrigação de pastagens.

Fonte: Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)