Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

IPVA tem desconto de 10% até o dia 31 janeiro


Proprietários de veículos com placas de finais 1, 2, e 3 que quiserem obter desconto de 10% do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Rondônia deverão se antecipar. O governo, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), informa que o prazo vai até o dia 31 deste mês. Após essa data, o desconto recai para 5%, até o dia 28 de fevereiro.

A nova legislação, de acordo com a auditora fiscal da Sefin, Márcia Guedes, segue os critérios da nova legislação da Secretaria, em consonância com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO). “O prazo é um desconto aos proprietários como forma de incentivo”, disse.

A mudança passou a vigorar em setembro de 2013. Atinge veículos com placas com finais 1, 2, e 3, que devem ser quitadas até este mês valendo-se do desconto. “Quem não quitar o débito do IPVA neste prazo perderá o incentivo financeiro, ainda podendo pagar com multas e juros”, informa a auditora fiscal da Gerência de Arrecadação, Veridiana de Oliveira.

Rondônia conta atualmente com 800 mil veículos, sendo que 25% destes encontram-se em situação de inadimplência.  Porto Velho, segundo a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran), até outubro de 2013 esse número era de 219.401. Do total, 90.405 está com pendência, seguindo um percentual de 41,2%.

Automóveis com placas de finais 2 e 3, o abatimento somente será aceito com a quitação de forma contínua do imposto, até o prazo final. Até o ano passado, era permitido efetuar o pagamento no final de março, inclusive os proprietários de veículos com placas de final 1. A Sefin comunica que o desconto de 5% será concedido caso o pagamento em cota única seja antecipado em 30 dias.

Após a quitação é que ocorrerá o licenciamento do veículo.  “Havia a opção de licenciar o automóvel mediante o pagamento da primeira cota. Esta maneira foi extinta. É uma decisão que muita gente não gostou, mas foi necessária para combater a evasão fiscal”, explica Veridiana Oliveira.

Gente de Opinião

Texto: Emerson Barbosa
Fonte: Decom/RO

Mais Sobre Política

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina

Presidente Alex Redano participa do lançamento do Tchau Poeira em Candeias do Jamari

Presidente Alex Redano participa do lançamento do Tchau Poeira em Candeias do Jamari

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta quinta-feira (12), da solenidade de lançamento do prog