Sexta-feira, 12 de dezembro de 2008 - 11h08
O IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional continua a execução de melhorias na área tombada do antigo Cemitério da Candelária, em Porto Velho com a restauração das três lápides remanescentes.
O antigo cemitério faz parte de um complexo tombado pelo IPHAN , reconhecendo o valor histórico do bem cultural para a nação brasileira.
Uma equipe especializada em restauração de relíquias históricas, comandada pelo restaurador Agenor Fernandes Valente, radicado em Manaus trabalhou nas lápides de mármore utilizando Técnicas de Conservação e Restauro e recomposições específicas como colocação de próteses com pinos de aço inoxidável e colas epoxídicas para juntar as peças, que estavam quebradas em até treze partes.
A equipe tem em seu currículo diversas restaurações como o Paço Municipal, da Catedral Metropolitana de Manaus, do Palácio Rio Branco, dentre outras.
"-Trabalhamos com conceitos de paisagismo ecológico, respeito á tradição vernacular e intervenção mínima para proporcionar aos visitantes um passeio histórico" afirmou o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna.
" É uma pena que restaram poucos elementos remanescentes da Candelária. A maioria das cruzes que marcavam os locais dos sepultamentos não existe mais, á exceção de pouquíssimos exemplares espalhados pela área. Mas nós estamos cuidando melhor do que sobrou, pois é um testemunho de parte importante da história de Rondônia"- concluiu Bertagna.
Também foi realizado o levantamento e a demarcação da área original do Cemitério com o objetivo de fazer com que, através da visitação e do uso do espaço este deixe de ser uma área abandonada.
Ao final do processo de restauração, os técnicos aplicarão uma proteção final em resina acrílica, para proteger as peças da ação do tempo.
Fonte: IPHAN
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia
Celebrado mundialmente em junho, o Dia Internacional do Leite chama atenção para a importância de uma das principais atividades da agropecuária e

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal
O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)