Sexta-feira, 12 de dezembro de 2008 - 11h08
O IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional continua a execução de melhorias na área tombada do antigo Cemitério da Candelária, em Porto Velho com a restauração das três lápides remanescentes.
O antigo cemitério faz parte de um complexo tombado pelo IPHAN , reconhecendo o valor histórico do bem cultural para a nação brasileira.
Uma equipe especializada em restauração de relíquias históricas, comandada pelo restaurador Agenor Fernandes Valente, radicado em Manaus trabalhou nas lápides de mármore utilizando Técnicas de Conservação e Restauro e recomposições específicas como colocação de próteses com pinos de aço inoxidável e colas epoxídicas para juntar as peças, que estavam quebradas em até treze partes.
A equipe tem em seu currículo diversas restaurações como o Paço Municipal, da Catedral Metropolitana de Manaus, do Palácio Rio Branco, dentre outras.
"-Trabalhamos com conceitos de paisagismo ecológico, respeito á tradição vernacular e intervenção mínima para proporcionar aos visitantes um passeio histórico" afirmou o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna.
" É uma pena que restaram poucos elementos remanescentes da Candelária. A maioria das cruzes que marcavam os locais dos sepultamentos não existe mais, á exceção de pouquíssimos exemplares espalhados pela área. Mas nós estamos cuidando melhor do que sobrou, pois é um testemunho de parte importante da história de Rondônia"- concluiu Bertagna.
Também foi realizado o levantamento e a demarcação da área original do Cemitério com o objetivo de fazer com que, através da visitação e do uso do espaço este deixe de ser uma área abandonada.
Ao final do processo de restauração, os técnicos aplicarão uma proteção final em resina acrílica, para proteger as peças da ação do tempo.
Fonte: IPHAN
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)