Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IPHAN entrega a Roberto Sobrinho estudo técnico sobre a Madeira-Mamoré


O superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Beto Bertagna, entregou  ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho um relatório técnico de vistoria das estruturas metálicas do Complexo Ferroviário da Madeira-Mamoré.

Foi um diagnóstico encomendado pela 16ª Superintendência Regional do Iphan e visa auxiliar a prefeitura de Porto Velho no processo de revitalização do patrimônio histórico da Madeira-Mamoré, como a reforma dos galpões 1 e 2 do complexo.

Técnicos especializados do Depam – Departamento de Patrimônio e Fiscalização do Iphan se deslocaram até Porto Velho para estudar as "patologias estruturais" e as necessidades de cuidados no ato de restauração dos galpões metálicos.

O superintendente regional do Ipahn, Beto Bertagna, disse que o órgão está contribuindo para que a Madeira-Mamoré seja "perfeitamente revitalizada" apresentando "todos os critérios técnicos, históricos e patrimoniais que devem ser respeitados."

"Todos nós queremos que, após 34 anos de abandono, a Madeira-Mamoré seja reconhecida e respeitada pela sua grandeza histórica mundial" – disse Bertagna.

"Temos que fazer alguma coisa para interromper esta trajetória de abandono e dilapidação do patrimônio histórico de Rondônia – concluiu o superintendente regional do Iphan.

Junto a esta ação, o IPHAN anunciou para o início de 2007 a realização de um projeto de recuperação e criação de um circuito ecológico e histórico no Cemitério da Candelária.

O antigo Cemitério da Candelária, onde estão sepultados operários de todo o mundo e engenheiros que participaram da epopéia da Madeira-Mamoré, faz parte dos bens inventariados e tombados pelo Iphan da lendária ferrovia .

FONTE: Nelson Townes, MTb 327

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)