Porto Velho (RO) sábado, 24 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

IPHAN entrega a Roberto Sobrinho estudo técnico sobre a Madeira-Mamoré


O superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Beto Bertagna, entregou  ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho um relatório técnico de vistoria das estruturas metálicas do Complexo Ferroviário da Madeira-Mamoré.

Foi um diagnóstico encomendado pela 16ª Superintendência Regional do Iphan e visa auxiliar a prefeitura de Porto Velho no processo de revitalização do patrimônio histórico da Madeira-Mamoré, como a reforma dos galpões 1 e 2 do complexo.

Técnicos especializados do Depam – Departamento de Patrimônio e Fiscalização do Iphan se deslocaram até Porto Velho para estudar as "patologias estruturais" e as necessidades de cuidados no ato de restauração dos galpões metálicos.

O superintendente regional do Ipahn, Beto Bertagna, disse que o órgão está contribuindo para que a Madeira-Mamoré seja "perfeitamente revitalizada" apresentando "todos os critérios técnicos, históricos e patrimoniais que devem ser respeitados."

"Todos nós queremos que, após 34 anos de abandono, a Madeira-Mamoré seja reconhecida e respeitada pela sua grandeza histórica mundial" – disse Bertagna.

"Temos que fazer alguma coisa para interromper esta trajetória de abandono e dilapidação do patrimônio histórico de Rondônia – concluiu o superintendente regional do Iphan.

Junto a esta ação, o IPHAN anunciou para o início de 2007 a realização de um projeto de recuperação e criação de um circuito ecológico e histórico no Cemitério da Candelária.

O antigo Cemitério da Candelária, onde estão sepultados operários de todo o mundo e engenheiros que participaram da epopéia da Madeira-Mamoré, faz parte dos bens inventariados e tombados pelo Iphan da lendária ferrovia .

FONTE: Nelson Townes, MTb 327

Mais Sobre Política

Assembleia instala Conselho de Ética e define presidente e vice

Assembleia instala Conselho de Ética e define presidente e vice

A Assembleia Legislativa de Rondônia instalou, na última semana, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. Nesta quarta-feira o Ato 042/2020 d

Vereadora Cristiane Lopes presta contas de atividades em meio à pandemia

Vereadora Cristiane Lopes presta contas de atividades em meio à pandemia

Sem parar os trabalhos legislativos, desde que começou a pandemia pelo coronavírus.  A vereadora Cristiane Lopes (Progressistas), protocolou na Câmara

Presidente da CCJ, deputado Adelino Follador, é contrário a criação de reserva em Jacinópolis

Presidente da CCJ, deputado Adelino Follador, é contrário a criação de reserva em Jacinópolis

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), deputado Adelino Follador (DEM), di

Cristiane Lopes homenageia os médicos em seu dia, heróis em tempos de pandemia

Cristiane Lopes homenageia os médicos em seu dia, heróis em tempos de pandemia

Homenagear a cada um de vocês, nossos médicos, que atentos à dor alheia e dispostos a salvar vidas, em tempos de enfrentamento ao novo coronavírus é