Quarta-feira, 1 de novembro de 2006 - 15h43
O superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Beto Bertagna, entregou ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho um relatório técnico de vistoria das estruturas metálicas do Complexo Ferroviário da Madeira-Mamoré.
Foi um diagnóstico encomendado pela 16ª Superintendência Regional do Iphan e visa auxiliar a prefeitura de Porto Velho no processo de revitalização do patrimônio histórico da Madeira-Mamoré, como a reforma dos galpões 1 e 2 do complexo.
Técnicos especializados do Depam Departamento de Patrimônio e Fiscalização do Iphan se deslocaram até Porto Velho para estudar as "patologias estruturais" e as necessidades de cuidados no ato de restauração dos galpões metálicos.
O superintendente regional do Ipahn, Beto Bertagna, disse que o órgão está contribuindo para que a Madeira-Mamoré seja "perfeitamente revitalizada" apresentando "todos os critérios técnicos, históricos e patrimoniais que devem ser respeitados."
"Todos nós queremos que, após 34 anos de abandono, a Madeira-Mamoré seja reconhecida e respeitada pela sua grandeza histórica mundial" disse Bertagna.
"Temos que fazer alguma coisa para interromper esta trajetória de abandono e dilapidação do patrimônio histórico de Rondônia concluiu o superintendente regional do Iphan.
Junto a esta ação, o IPHAN anunciou para o início de 2007 a realização de um projeto de recuperação e criação de um circuito ecológico e histórico no Cemitério da Candelária.
O antigo Cemitério da Candelária, onde estão sepultados operários de todo o mundo e engenheiros que participaram da epopéia da Madeira-Mamoré, faz parte dos bens inventariados e tombados pelo Iphan da lendária ferrovia .
FONTE: Nelson Townes, MTb 327
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)