Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IPHAN entrega a Roberto Sobrinho estudo técnico sobre a Madeira-Mamoré


O superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Beto Bertagna, entregou  ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho um relatório técnico de vistoria das estruturas metálicas do Complexo Ferroviário da Madeira-Mamoré.

Foi um diagnóstico encomendado pela 16ª Superintendência Regional do Iphan e visa auxiliar a prefeitura de Porto Velho no processo de revitalização do patrimônio histórico da Madeira-Mamoré, como a reforma dos galpões 1 e 2 do complexo.

Técnicos especializados do Depam – Departamento de Patrimônio e Fiscalização do Iphan se deslocaram até Porto Velho para estudar as "patologias estruturais" e as necessidades de cuidados no ato de restauração dos galpões metálicos.

O superintendente regional do Ipahn, Beto Bertagna, disse que o órgão está contribuindo para que a Madeira-Mamoré seja "perfeitamente revitalizada" apresentando "todos os critérios técnicos, históricos e patrimoniais que devem ser respeitados."

"Todos nós queremos que, após 34 anos de abandono, a Madeira-Mamoré seja reconhecida e respeitada pela sua grandeza histórica mundial" – disse Bertagna.

"Temos que fazer alguma coisa para interromper esta trajetória de abandono e dilapidação do patrimônio histórico de Rondônia – concluiu o superintendente regional do Iphan.

Junto a esta ação, o IPHAN anunciou para o início de 2007 a realização de um projeto de recuperação e criação de um circuito ecológico e histórico no Cemitério da Candelária.

O antigo Cemitério da Candelária, onde estão sepultados operários de todo o mundo e engenheiros que participaram da epopéia da Madeira-Mamoré, faz parte dos bens inventariados e tombados pelo Iphan da lendária ferrovia .

FONTE: Nelson Townes, MTb 327

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)