Porto Velho (RO) sábado, 21 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

IPHAN entrega a Roberto Sobrinho estudo técnico sobre a Madeira-Mamoré


O superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Beto Bertagna, entregou  ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho um relatório técnico de vistoria das estruturas metálicas do Complexo Ferroviário da Madeira-Mamoré.

Foi um diagnóstico encomendado pela 16ª Superintendência Regional do Iphan e visa auxiliar a prefeitura de Porto Velho no processo de revitalização do patrimônio histórico da Madeira-Mamoré, como a reforma dos galpões 1 e 2 do complexo.

Técnicos especializados do Depam – Departamento de Patrimônio e Fiscalização do Iphan se deslocaram até Porto Velho para estudar as "patologias estruturais" e as necessidades de cuidados no ato de restauração dos galpões metálicos.

O superintendente regional do Ipahn, Beto Bertagna, disse que o órgão está contribuindo para que a Madeira-Mamoré seja "perfeitamente revitalizada" apresentando "todos os critérios técnicos, históricos e patrimoniais que devem ser respeitados."

"Todos nós queremos que, após 34 anos de abandono, a Madeira-Mamoré seja reconhecida e respeitada pela sua grandeza histórica mundial" – disse Bertagna.

"Temos que fazer alguma coisa para interromper esta trajetória de abandono e dilapidação do patrimônio histórico de Rondônia – concluiu o superintendente regional do Iphan.

Junto a esta ação, o IPHAN anunciou para o início de 2007 a realização de um projeto de recuperação e criação de um circuito ecológico e histórico no Cemitério da Candelária.

O antigo Cemitério da Candelária, onde estão sepultados operários de todo o mundo e engenheiros que participaram da epopéia da Madeira-Mamoré, faz parte dos bens inventariados e tombados pelo Iphan da lendária ferrovia .

FONTE: Nelson Townes, MTb 327

Mais Sobre Política

Sala do Empreendedor recebe veículo para auxiliar em ações

Sala do Empreendedor recebe veículo para auxiliar em ações

Iniciativa é diferenciada e destaque em nível nacional

Marcha das Margaridas demonstra a importância do feminismo para construção de uma sociedade mais justa

Marcha das Margaridas demonstra a importância do feminismo para construção de uma sociedade mais justa

A Marcha das Margaridas é um evento que reúne periodicamente milhares e milhares de mulheres em Brasília, que tem como data referencial o dia 12 de ag

SINSEMUC ingressa com ação no TCER contra terceirização pretendida pela Prefeitura de Cacoal

Na última terça-feira (17) o Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (SINSEMUC), através do escritório de advocacia Jesus & Silva Sociedade de A

Revalidação do cartão SIM Estudantil já está sendo feita em Porto Velho

Revalidação do cartão SIM Estudantil já está sendo feita em Porto Velho

O Consórcio SIM informa aos seus clientes que o recadastramento e validação do cartão de vale transporte para a classe estudantil de Porto Velho