Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Iperon promove curso CPA 20 para conselheiros em PVH


Gente de Opinião

O curso preparatório foi ministrado em três dias

 A qualificação dos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal, bem como do Comitê Financeiro e dos gestores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma necessidade para o desempenho da função. Em vista disso, o Iperon promoveu esta semana (de 23 a 25 de outubro) um curso preparatório visando  habilitá-los para a prova de certificação do CPA-20.

De acordo com a portaria 519, de 2011, do Ministério da Previdência, a certificação dos gestores dos recursos do RPPS  e dos membros  do comitê de investimentos é fundamental, e em particular, o RPPS que possui recursos financeiros aplicados, deve ter, no mínimo, a maioria  dos integrantes  do comitê de investimentos do órgão com certificação por instituição habilitada, atestando que o servidor em questão  conhece o mercado  financeiro.

O professor e consultor de investimentos Lucas Silva ministrou o curso intensivo  de 24 horas e destacou que o objetivo do curso é capacitar os alunos para a prova de certificação e dar a eles a compreensão clara na hora de analisar as contas  ou avaliar os melhores investimentos para o RPPS, visando sempre o melhor rendimento.

Raimundo Façanha e Eudes Brasil, servidores  da Assembléia Legislativa chegaram recentemente ao Conselho de Administração e foram convocados para o curso preparatório, eles concordam que   o conhecimento do mercado financeiro é essencial para profissionais que têm a responsabilidade de cuidar dos recursos destinados ao pagamento de benefícios e proventos de aposentados e pensionistas.  “O curso é excelente, nos dá uma nova visão para compreendermos a importância dos investimentos  feitos pelo Iperon”, salientou Façanha.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Francisco Júnior Ferreira da Silva, também participou com curso e destacou que entre os três ou quaro cursos que já fez sobre a matéria, o ministrado pelo consultor Lucas Silva foi o melhor e  mais esclarecedor. Além de Francisco Júnior, vários servidores do TCER participaram do curso, além de outros da PGE, Sefin, Iperon, Sepog, Sejus, Gabinete do Governador e representantes de sindicatos que congregam servidores públicos como Sinsepro, Sinderon, Sindafisco, Sindler e Sinjur. A presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio Vieira  e todos os diretores também participaram do curso. Atualmente eles são certificados pelo CPA-10, e desejam  avançar um pouco mais na qualificação para o CPA-20, explicou a presidente do RPPS rondoniense.    A previsão é que no início do próximo ano os participantes do curso façam a prova da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros  e de Capitais, responsável pela certificação.

Leia mais:

Iperon convoca aposentados e pensionistas
nascidos em outubro para recadastramento

 


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Alice Thomaz
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)