Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Iperon projeta aposentadorias em até 24 horas


Gente de Opinião

Ronaldo Sawada apresenta projeto de modernização do sistema de concessão de aposentadorias

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) vai implantar projetos que darão agilidade, confiabilidade e segurança aos aposentados e pensionistas.  Quando estiver funcionando plenamente, a aposentadoria poderá ser concedida em até 24 horas após o pedido formulado. Esta foi uma das informações prestadas aos membros do Conselho Superior do órgão, que reuniu terça-feira (10).

As informações sobre a vida funcional dos servidores dos três poderes vão alimentar o programa, que agilizará a concessão de benefícios. “A meta é que cada funcionário possa acessar o site do instituto, faça consultas sobre o tempo de serviço e tenha as opções de aposentadorias, inclusive com simulações”, disse o diretor Tecnologia da Informação e Comunicação, do governo, Ronaldo Sawada. Ele é o responsável pelo desenvolvimento do projeto.

O objetivo, segundo o governador Confúcio Moura, que é o presidente do Conselho Superior do Iperon, é centralizar as aposentadorias de todos os poderes. Ele admite que para que tudo funcione plenamente serão necessários dois ou três anos de trabalho. “Cumpridas todas as fases, o instituto estará aparelhado para oferecer estas garantias”, complementa.

Gente de Opinião

Confúcio Moura: decisões analisadas em conjunto e transparência administrativa

Além da transparência e dos números atuais, que são considerados extremamente positivos, o governador destaca que o instituto tem fôlego suficiente para a cobertura das aposentadorias e pensões dos funcionários. “Temos arrecadação saudável e investimentos feitos em instituições que nos garantem segurança total”, acentua Confúcio.

 SUSTENTABILIDADE

A presidente do instituto, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, explica que o Conselho Superior Previdenciário foi criado para democratizar as decisões. Ela diz que houve muitos avanços e que é preciso continuar trabalhando com eficácia para a consolidação e garantia da sustentabilidade do sistema. “Passamos por um processo de crescimento. É um trabalho de paciência, mas árduo, para termos a sustentabilidade que tanto almejamos.”

No formato atual de gestão do instituto, as decisões são apresentadas ao conselho, votadas e discutidas com representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública e um servidor do instituto, que é eleito pelo conselho de administração.
 



Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)