Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Iperon faz 30 anos e desenvolve programação


No dia 13 de abril de 1984, através da Lei nº 20, foi criado o Instituto de Previdência do Estado. Sua primeira sede localizava-se na Rua Euclides da Cunha, no Centro de Porto Velho. Seu principal objetivo na época era administrar as verbas previdenciárias decorrentes do quadro próprio de servidores do Estado.
 
Para marcar o aniversário, durante todo o mês de abril, o Iperon vai desenvolver uma extensa programação que será denominada ‘Mês Verde’, iniciando-se com um café da manhã neste dia 1º, que será oferecido ao governador Confúcio Moura e aos conselheiros administrativos e fiscais do órgão.
A partir do dia 07, inicia-se um ciclo de palestras sobre Comprometimento e responsabilidade; investimentos; conhecendo o Iperon; Projeto Encantar; o papel do Tribunal de Contas e a reestruturação do Iperon, a ser proferida pela presidente do órgão, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira.
 
No início, o Instituto foi presidido pelo médico veterinário Jorge Sharon, porém, mesmo que legitimado pela Lei nº 20/1984, o funcionamento da Autarquia ocorreu somente a partir de 23 de outubro de 1986 passando a ter a denominação de Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia.
 
“A princípio convidavam as pessoas para vir trabalhar no Iperon, depois começaram a recrutar servidores de outras secretarias e como o salário era atraente, todos queriam vir. Eu havia sido aprovado no concurso da Justiça Federal, deixei, preferi vir trabalhar no Iperon”, afirma um dos primeiros servidores do Iperon, Paulo Ildo.
 
Segundo a Assistente Social Eliete Pantoja, no ano de 1986 foi constituída uma comissão (servidores de outras secretarias) que teve como primeiro trabalho buscar contato com a Associação Brasileira dos Institutos de Previdência e com o IPASGO-Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, que era modelo de gestão à época.
 
Também, tinham a missão de criar os núcleos regionais e o credenciamento da Rede hospitalar e laboratorial e de diagnose complementar. Neste intuito, viajaram todo o estado de Rondônia e assim, solidificaram o Instituto,  acrescenta Eliete Pantoja.
 
De acordo com o contador Airton Veras, “o Iperon era considerado uma instituição forte, onde prestava assistência médica de 1ª qualidade, era respeitado por todos os servidores do estado. A partir da Emenda Constitucional nº 20/98 e da Lei Federal nº 9.717/98, foi determinada a separação dos benefícios previdenciários da assistência médico-hospitalar da saúde, nos Regimes Próprios de Previdência. O Iperon passou a desempenhar o seu papel principal que é na área previdenciária. De 1998 em diante fortaleceu os recursos previdenciários, assegurando aos gestores mais tranqüilidade e controle dos gastos”.
 
Hoje, o objetivo principal do Instituto é proporcionar aos segurados servidores públicos e seus dependentes o conjunto de benefícios que atendem finalidades como: aposentadoria, auxílio-doença e pensão.
 
O Iperon conta com uma equipe multidisciplinar constituída por 334 profissionais que prestaram concursos em 1989, 1990 e 1994. 196 destes estão distribuídos em várias secretarias, na sede e nos núcleos de Ariquemes, Jí-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim, estão os outros 138 servidores.
 
Na gestão do governador Confúcio Moura, os servidores têm feito diversos cursos, entre eles, a pós-graduação em Direito Previdenciário, que finalizará no mês de agosto deste ano. Após intensas ações de capacitação para atender os servidores, aposentados (3.758) e aos pensionistas (2.469), sentem-se satisfeitos.
 
“Tenho percebido um grande esforço e dedicação da atual gestão no intuito de capacitar os servidores e instrumentalizar seus programas e equipamentos técnicos; proporcionando um melhor futuro, ou seja, todo o conjunto de benefícios garantidos pelas normas e legislação previdenciária para os atuais e posteriores beneficiários”, afirma o datilógrafo Daniel Alves.
 
O aposentado José Carlos C. de Brito quer parabenizar a atual gestão pela maneira cuidadosa e responsável com o dinheiro dos aposentados.
 
“Tenho a grande satisfação de parabenizar o Iperon, através do governador Confúcio Moura e da presidente Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, pela qualidade do serviço e por todos os préstimos que tem nos oferecido”, afirma a pensionista Edileuza R. da Silva.

Fonte
Texto: Jeile Schwambach - Assessoria Iperon
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)