Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Iperon faz 30 anos e desenvolve programação


No dia 13 de abril de 1984, através da Lei nº 20, foi criado o Instituto de Previdência do Estado. Sua primeira sede localizava-se na Rua Euclides da Cunha, no Centro de Porto Velho. Seu principal objetivo na época era administrar as verbas previdenciárias decorrentes do quadro próprio de servidores do Estado.
 
Para marcar o aniversário, durante todo o mês de abril, o Iperon vai desenvolver uma extensa programação que será denominada ‘Mês Verde’, iniciando-se com um café da manhã neste dia 1º, que será oferecido ao governador Confúcio Moura e aos conselheiros administrativos e fiscais do órgão.
A partir do dia 07, inicia-se um ciclo de palestras sobre Comprometimento e responsabilidade; investimentos; conhecendo o Iperon; Projeto Encantar; o papel do Tribunal de Contas e a reestruturação do Iperon, a ser proferida pela presidente do órgão, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira.
 
No início, o Instituto foi presidido pelo médico veterinário Jorge Sharon, porém, mesmo que legitimado pela Lei nº 20/1984, o funcionamento da Autarquia ocorreu somente a partir de 23 de outubro de 1986 passando a ter a denominação de Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia.
 
“A princípio convidavam as pessoas para vir trabalhar no Iperon, depois começaram a recrutar servidores de outras secretarias e como o salário era atraente, todos queriam vir. Eu havia sido aprovado no concurso da Justiça Federal, deixei, preferi vir trabalhar no Iperon”, afirma um dos primeiros servidores do Iperon, Paulo Ildo.
 
Segundo a Assistente Social Eliete Pantoja, no ano de 1986 foi constituída uma comissão (servidores de outras secretarias) que teve como primeiro trabalho buscar contato com a Associação Brasileira dos Institutos de Previdência e com o IPASGO-Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, que era modelo de gestão à época.
 
Também, tinham a missão de criar os núcleos regionais e o credenciamento da Rede hospitalar e laboratorial e de diagnose complementar. Neste intuito, viajaram todo o estado de Rondônia e assim, solidificaram o Instituto,  acrescenta Eliete Pantoja.
 
De acordo com o contador Airton Veras, “o Iperon era considerado uma instituição forte, onde prestava assistência médica de 1ª qualidade, era respeitado por todos os servidores do estado. A partir da Emenda Constitucional nº 20/98 e da Lei Federal nº 9.717/98, foi determinada a separação dos benefícios previdenciários da assistência médico-hospitalar da saúde, nos Regimes Próprios de Previdência. O Iperon passou a desempenhar o seu papel principal que é na área previdenciária. De 1998 em diante fortaleceu os recursos previdenciários, assegurando aos gestores mais tranqüilidade e controle dos gastos”.
 
Hoje, o objetivo principal do Instituto é proporcionar aos segurados servidores públicos e seus dependentes o conjunto de benefícios que atendem finalidades como: aposentadoria, auxílio-doença e pensão.
 
O Iperon conta com uma equipe multidisciplinar constituída por 334 profissionais que prestaram concursos em 1989, 1990 e 1994. 196 destes estão distribuídos em várias secretarias, na sede e nos núcleos de Ariquemes, Jí-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim, estão os outros 138 servidores.
 
Na gestão do governador Confúcio Moura, os servidores têm feito diversos cursos, entre eles, a pós-graduação em Direito Previdenciário, que finalizará no mês de agosto deste ano. Após intensas ações de capacitação para atender os servidores, aposentados (3.758) e aos pensionistas (2.469), sentem-se satisfeitos.
 
“Tenho percebido um grande esforço e dedicação da atual gestão no intuito de capacitar os servidores e instrumentalizar seus programas e equipamentos técnicos; proporcionando um melhor futuro, ou seja, todo o conjunto de benefícios garantidos pelas normas e legislação previdenciária para os atuais e posteriores beneficiários”, afirma o datilógrafo Daniel Alves.
 
O aposentado José Carlos C. de Brito quer parabenizar a atual gestão pela maneira cuidadosa e responsável com o dinheiro dos aposentados.
 
“Tenho a grande satisfação de parabenizar o Iperon, através do governador Confúcio Moura e da presidente Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, pela qualidade do serviço e por todos os préstimos que tem nos oferecido”, afirma a pensionista Edileuza R. da Silva.

Fonte
Texto: Jeile Schwambach - Assessoria Iperon
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)