Terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Iperon encerra Abril Verde com participação dos servidores



Administrar bem as finanças pessoais, cuidados para manter  a saúde em equilíbrio, liderar equipe de trabalho com sabedoria e fazer gestão com  competência foram assuntos abordados pelos convidados do Iperon que participaram do 3º Abril Verde, contribuindo com os resultados de seus estudos e experiências.

Todos os temas despertaram interesses dos servidores do Instituto que, em grande número, prestigiaram as palestras e interagiram com os palestrantes.

Gente de Opinião

A palestra do nutricionista Geovani
Sampaio atraiu os servidores do Instituto.

Sobre o tema educação financeira pessoal, Bruce Barbosa Guerra, gerente regional da Caixa Econômica Federal, baseou sua apresentação em um questionamento: “como você utiliza seu dinheiro?”. Ensinou que fazer planejamento financeiro não é simplesmente guardar dinheiro, mas é a habilidade de administrar  os recursos disponíveis, fazendo com que haja sempre uma sobra para poupar ou investir, o que se aprende com disciplina, organização, determinação e prudência.  Aconselhou que quando as despesas  estiverem com valor  superior a receita, é necessário um exame de verificação para fechar as torneiras e eliminar o desperdício e dívidas  insignificantes. O gerente da Agência Central da CEF, Iris Ronan, também esteve no Iperon acompanhando a palestra.

Sobre nutrição e saúde, o nutricionista e especialista em nutrição esportiva Geovani Sampaio baseou sua apresentação no trabalho de especialização de nutrição esportiva e deu dicas sobre os benefícios de suplementos alimentares, condicionamentos e atividades físicas, dietas alimentares e a necessidade de acompanhamento profissional para toda e qualquer atividade que envolva a saúde. Respondeu questionamentos dos servidores sobre a prática de exercícios em academias.

Ramiro Vieira da Silva, mestre em Administração pela Unir e membro da Sociedade  Brasileira de Coach, atendeu ao convite do Iperon falando sobre Liderança. Ramiro trabalhou com os conceitos administrativos e com a prática do dia a dia dentro das repartições e seus departamentos, destacando que itens como liderança e organização caminham juntos para o alcance de bons resultados entre líderes e liderados.

Para fechar as palestras da 3ª edição do Abril Verde, o Iperon trouxe  Cristian Ito, mestre em Administração pela Unir e professor de Direito. Ito apresentou para os servidores do Iperon e outros convidados  o tema Gestão por Competência.

A presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio,  disse que o resultado do mês de abril foi muito exitoso e considerou as atividades do Abril Verde de grande relevância para os servidores, pois levou-os a momentos de reflexão não só na prática profissional, mas também no dia a dia. “Creio que todos puderam extrair um pouco de tudo que foi ensinado”.

Além destas palestras, outros assuntos discutidos no Abril Verde foram: A ética e responsabilidade do Controle Interno, que teve como ministrador o controlador geral do Estado, Francisco Netto; A concessão de benefícios, que ficou a cargo do procurador geral do Instituto, Thiago Alencar; A contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência, cujo palestrante foi o conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Erivan Oliveira Filho; além dos cursos direcionados aos servidores do Instituto sobre excelência no atendimento e relações interpessoais e motivacionais, ministrado por Francisco Tavares, administrador com especialização em gestão de pessoas e  psicologia organizacional. O  Abril Verde foi encerrado na sexta-feira, com um coffe black e a apresentação musical do grupo Mulheres Virtuosas, formado por servidoras do Iperon.
 


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Jeile Tavares
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

O deputado estadual Alex Redano reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura, do lazer e do agronegócio ao destinar recursos importantes

Instalação da Alero completa 42 anos e inaugura série especial sobre a história do Legislativo rondoniense

Instalação da Alero completa 42 anos e inaugura série especial sobre a história do Legislativo rondoniense

Marcando quatro décadas e dois anos de uma história intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de Rondônia, a Assembleia Legislativa do Estado de Ron

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Gente de Opinião Terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)