Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 22h11
Apesar da renúncia do professor doutor José Januário de Oliveira do Amaral do cargo de reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir, o movimento grevista (professores e acadêmicos) continua, até que haja uma definição concreta do Ministério da Educação, quanto a designação da atual vice-reitora da instituição, para dirigir os trabalhos iniciais de reconstrução da universidade.
De acordo com o professor Adilson Siqueira, do comando de greve dos docentes da Unir, a categoria aprovou em assembleia duas questões estratégicas: “A primeira é não aceitar em hipótese alguma uma eventual intervenção do Mec. A segunda, se refere a designação da atual vice-reitora para ocupar interinamente a direção da Unir, período então que se convocará nova eleição para o cargo”.
A vice-reitora da Unir é a professora doutora Maria Cristina Victorino de França. Ela possui graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC – 1981), em Bauru-SP, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1993) e doutorado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR – 2002). Ela atua na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Formação de Professores, Alfabetização, Línguas Indígenas, Fonética, Fonologia e Morfologia.
Ainda de acordo com o professor Adilson Siqueira, o movimento grevista exige a adoção das medidas necessárias por parte do Ministério da Educação no sentido de que toda a atual cúpula da Unir (pró-reitorias) seja imediatamente destituída. O comando de greve dos docentes da Unir concederá entrevista à imprensa nesta sexta-feira (25.11) às 16h no campus Paulo Freire (Br-364).
ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS
Acontece nesta sexta-feira nos campi da Unir em todo o Estado, a eleição de dez professores para comporem o Conselho Superior Acadêmico – Consea, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, completando desta forma a composição formal do colegiado da Unir. O Consea juntamente com o Conselho Superior de Administração forma o Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo da instituição.
O professor Edilson Lôbo do Departamento de Economia e membro do Comando de Greve dos Docentes da Unir, destaca a importância da eleição dos novos membros do Consea: “Todo o esforço possível nessa sexta-feira será em torno das eleições para o Consea. Temos uma responsabilidade imensa pela frente. Trabalhar na perspectiva de elegermos os dez nomes constantes do nosso campo de luta. É necessário contarmos com pessoas comprometidas com as causas da universidade e que não sejam subjugadas a interesses meramente de grupos”.
Fonte: COMANDO DE GREVE DOS DOCENTES DA UNIR
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes