Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Instituições assistenciais de RO. podem se cadastrar no Sispar


Associações, fundações, organizações e cooperativas sociais podem se cadastrar junto ao Sistema de Parceria do Governo do Estado de Rondônia (Sispar), para firmar parceria com o executivo estadual por meio da lei nº 13.019, que é o marco regulatório do Terceiro Setor.

Segundo o chefe de núcleo do Terceiro Setor, Rafael Vargas Lara, o programa é desenvolvido pelo governo do estado por meio da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae). As instituições que estão dentro do perfil, devem se cadastrar no endereço: sispar.sistemas.ro.gov.br, após atender todos os critérios exigidos por lei, a instituição recebe um certificado de que está apta a firmar parceria com o estado.

Rafael Vargas explica que existem quatro formas de firmar convênio com o estado. Chamamento público; por dispensa, quando a instituição oferece trabalho contínuo, a exemplo das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); inexigibilidade, quando a instituição realiza trabalho exclusivo; e por emenda parlamentar, quando o deputado escolhe a instituição que vai receber a verba, desde que esteja planejado no Plano Plurianual (PPA).

O Brasil tem aproximadamente 400 mil instituições assistenciais e cerca de 10% contam com parceria governamental por meio do Terceiro Setor. Em Rondônia existem cerca de 3.200 instituições e uma média de 5% mantém vínculo com o governo do estado. Rafael Vargas deixou claro quais são os critérios que levam a instituição governamental a firmar parceria com as instituições assistenciais.

“Tem que existir um interesse comum entre as partes. A instituição assistencial presta um serviço à sociedade e o estado apoia esse trabalho destinando recursos”, afirmou. Alguns exemplos de parcerias em Rondônia são as instituições Santa Marcelina, que presta serviço na área de saúde e educação, a Associação Casa Família Rosseta, que trabalha na recuperação de dependentes químicos e educação. Existem parceria também com Associações de Agricultores, que são beneficiados com equipamentos e máquinas agrícolas.

Leia mais:
Fomento ao Terceiro Setor em Rondônia injetou mais
de R$ 3 milhões para captação de recursos em 2017

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)