Terça-feira, 14 de abril de 2015 - 12h16
Confúcio Moura e Ricardo Berzoini reunidos em Brasília
Em audiência na última segunda-feira (13) em Brasília, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, confirmou ao governador de Rondônia, Confúcio Moura, sua presença no evento de inauguração do plano de atendimento rural da Claro, empresa de telefonia móvel vencedora do processo licitatório feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A solenidade oficial de lançamento do sistema de telefonia móvel acontecerá em Ji-Paraná, no segundo semestre.
Durante o encontro, o governador mencionou o quanto a telefonia e internet podem auxiliar o ensino da rede pública em Rondônia. “É preciso revolucionar a educação. A escola é do século IX, o professor é do século XX e o aluno é do século XXI. Precisamos romper este abismo que separa estes elementos”, afirmou o governador.
Berzoini destacou as possibilidades gráficas que o jovem tem à disposição da tecnologia. Segundo ele, atualmente o professor não tem como concorrer com essas tecnologias. Então, cabe aos gestores levar ferramentas para que o ensino possa aliar à tecnologia digital.
O ministro também confirmou que irá solicitar à presidente Dilma Rousseff, a presença nesta inauguração. De acordo com o ministro, esta obra será fundamental para a inclusão digital da população de Rondônia. “Junto com este evento seria muito importante a presidenta visitar as obras que tiveram investimento do governo federal, como viadutos, pontes e obras em rodovias”, comentou.
Até o final do ano está confirmada a instalação de 145 torres na no estado que atenderá a totalidade dos municípios.
ATENDIMENTO RURAL
Representantes da operadora Claro apresentaram ao governador Confúcio Moura o cronograma do andamento das obras de implantação das torres de telefonia móvel e o prazo de conclusão do plano de atendimento rural aos municípios rondonienses.
O projeto visa atender a população das 52 cidades do estado, com o compromisso da Claro em disponibilizar o serviço de telefonia para as localidades rurais e distritos, que estejam dentro do limite urbano do município, no raio de 30 quilômetros de distância, cobrindo aproximadamente 80% do território rondoniense.
Para o diretor de relações Institucionais da Claro, Fábio Augusto Andrade, a empresa tem a obrigação perante a Anatel de atender a zona rural do estado a partir da base do município, num rádio de 30 km. “A gente tem trabalhado incessantemente nisso, apesar das dificuldades geográficas, meteorologias e de acesso de infraestrutura no estado. É um projeto piloto que será usado no mundo todo como referência para o atingimento do serviço de dados em regiões mais distante”, concluiu.
Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d