Quinta-feira, 23 de novembro de 2006 - 05h51
O Fórum Rondoniense de Economia Solidária prorrogou até o dia 25, próximo sábado, as inscrições para participantes da II Fecosol (Feira da Economia Solidária). A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA/RO) é uma das instituições integrantes do Fórum que promove a II Fecosol. A feira tem por objetivo dar visibilidade aos empreendimentos econômicos de cooperativas e associações urbanas e rurais, além de ser uma estratégia de comercialização, com a criação de espaço de trocas solidárias, de venda direta e rodada de negócios.
Os expositores da Fecosol são associações e cooperativas de agricultores familiares, artesãos, trabalhadores rurais assentados, extrativistas, indígenas, entre outros grupos de economia solidária.
O Instituto Tucumã - formado por mulheres afrodescendentes, ribeirinhas e agricultoras - já confirmou presença na II Fecosol. O instituto fará a exposição e comercialização de biojóias; artesanatos com o 'tecido da floresta' látex; licores de tucumã, açaí, buriti, abacaba, cajá, entre outros saberes; e bombons regionais. Uma das integrantes do Instituito, Graça Obrigon, afirma que a feira cumpre o papel de colaborar com os empreendedores solidários. "A feira do ano passado foi ótima. Vendemos bastante. Acreditamos que este ano será ainda melhor", disse.
A economia solidária é o fruto da organização de trabalhadores e relações de colaboração inspirada por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, em vez da acumulação privada da riqueza. Esta prática privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.
A II Fecosol será realizada entre os dias 07 e 10 de dezembro em Porto Velho, na Feira do Produtor (avenida Rogério Weber, Centro).
Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones 3229-2564 e 9232-7658 ou pelo e-mail julio.chagas@mda.gov.br / amazoniasannyah@yahoo.com.br
Fonte: Luiza Archanjo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)