Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Inscrições abertas para cursos na área de Segurança Pública


Estão abertas as inscrições para os cursos do programa de Segurança e Educação ao Alcance de Todos (SEAT) oferecidos gratuitamente para os servidores da segurança, através de aulas pelo Telecentro. As inscrições podem ser feitas no site www.mj.gov.br/seat até o dia 15 de julho.

Os cursos do SEAT funcionam à distância por meio da Internet e de aulas via satélite. “O Seat se trata de um programa que tem como objetivo capacitar os servidores de segurança”, ressaltou o secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), cel. PM Evilásio Sena.

O Governo de Rondônia, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oferece gratuitamente os cursos do Seat e ainda disponibiliza o Telecentro para os servidores que ainda não têm Internet em sua própria residência. O Telecentro de Porto Velho funciona das 8h às 18h e fica localizado no prédio da Sesdec, onde os alunos contam com uma sala de informática, uma sala para as aulas via-satélite e mais uma sala para os tutores. No interior, os interessados podem participar das aulas de qualquer lugar pela Internet.

De acordo com o secretário, os cursos estão disponíveis para os policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários, bastando apenas os interessados se inscreverem pela Internet.

“Rondônia sofre naturalmente por sua localização, esses cursos são práticos, pois nosso servidor terá acesso a um conteúdo qualitativo. E também os inscritos não estarão limitados ou obrigados a realizar os cursos no Telecentro, o acesso ao conteúdo pode ser realizado de qualquer lugar e em qualquer horário pela Internet”, disse o secretário.

Os cursos da SEAT são ministrados por tutores especializados no assunto, com carga horária de 40 horas e os inscritos recebem certificado da SENASP. No momento os cursos oferecidos são de: Direitos Humanos; Tráfico de Seres Humanos; Violência, Criminalidade e Prevenção; Uso Progressivo da Força; Saúde ou Doença, de que lado você está? ; Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública; Combate à Lavagem de Dinheiro; Formação de Formadores; Busca e Apreensão; Atendimento Policial à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica; e, Local do Crime: Isolamento e Preservação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3216 8919 ou através do site http://www.mj.gov.br/seat

 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)