Quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 11h06
Planejada para retirar o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano de Porto Velho, a rodovia Expresso Porto começa a sair do papel e ganhar corpo. A empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou os trabalhos de levantamento topográfico, estudo de impacto de vizinhança e o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima), para a elaboração do projeto de pavimentação da rodovia Expresso Porto, empreendimento que o governo injetará recursos próprios na ordem de R$ 21 milhões.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, frisa que a empresa tem o prazo de 45 dias para entregar os levantamentos exigidos em contrato. Ele ressalta que os trabalhos que estão sendo realizados são os primeiros passos para o lançamento da obra.
A Expresso Porto terá início ao lado das Irmãs Marcelinas, no km 697 da BR-364, sairá no Ramal 21 de Abril e prossegue até a RO-005 (Estrada da Penal), totalizando 21 km. “O governador Confúcio Moura determinou que cada secretaria desenvolvesse projetos para ajudar Porto Velho. A Expresso Porto é uma das ações do DER”, afirma Mosquini, lembrando que a Capital será beneficiada, por parte do Departamento, com 100 km de asfalto urbano.
O diretor cita a construção da rodovia como uma das grandes obras que o governo projeta em todo o Estado. “O trânsito na Capital é intenso e o fluxo de carretas dentro da cidade acaba complicando ainda mais a vida da população. O governador Confúcio sensibilizou-se com este problema e logo anunciará o início das obras”, afirma.
O engenheiro ressalta que as carretas com destino ao porto graneleiro utilizarão a Expresso Porto até a Estrada da Penal e depois seguem pela avenida Costa e Silva. Ele lembra, ainda, que o futuro porto da Capital será no final da Estrada da Penal, quando definitivamente veículos pesados não mais irão trafegar no perímetro urbano da cidade.
O diretor acrescenta que a obra será executada com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o conhecido asfalto usinado, assegurando maior tempo de vida útil do pavimento e garantindo a qualidade exigida pelo governador Confúcio.
Fonte: Decom
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