Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Infraero dá ordem de serviço para a instalação de túneis modulares no Aeroporto Jorge Teixeira


Gente de Opinião

Embarque e desembarque de aeronaves serão modernizados a partir de 2018

Em ato no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, o diretor de gestão operacional e navegação aérea da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Márcio Jordão, anunciou oficialmente no início da tarde de ontem (23) a ordem de serviços para a construção de túneis modulares de embarque e desembarque nessa estação de passageiros.

“A obra faz parte da etapa de ampliação deste aeroporto e deve melhorar bastante o fluxo de embarque e desembarque, e, a exemplo de outros grandes aeroportos brasileiros, consolidará o turismo”, destacou Jordão.  Ele destacou o apoio da Receita Federal para assinatura do ato declaratório do alfandegamento.

Segundo o diretor da  Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA), Jônatas Oliveira, os túneis climatizados chamam-se Mamuth (Módulo Remoto Para Embarque Acessível) e beneficiam milhões de pessoas com mobilidade reduzida que viajam todos os dias via aeroportos, entre elas, deficientes físicos, idosos e pessoas com crianças de colo. Atende ainda a necessidades de pessoas com lesões temporárias de acidente ou que tenham passado por alguma cirurgia.

As obras serão executadas pela EBSA e devem ser concluídas até março de 2018, conforme previu Oliveira. Segundo ele, a análise do projeto será feita a partir da próxima semana e tão logo a Infraero aprovar o layout a EBSA fabricará os equipamentos para imediata instalação. Alguns ajustes serão feitos em inclinações na base de cimento e a iluminação será melhorada.

Os túneis antecipam a construção de outras melhorias necessárias ao alfandegamento do aeroporto, cuja carta de demanda de voos, conforme a deputada Marinha Raupp, já foi entregue à Secretaria de Aviação Civil.

“O projeto para as obras dos túneis começou em 2011 e a licitação veio em 2013”, ela informou. Segundo a deputada, Joinville (SC), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS) “conseguiram primeiro” e restava a Rondônia cobrar os seus.

Segundo Marinha, empresas interessadas nos voos internacionais de passageiros e cargas, especialmente entre o Brasil, Bolívia e Peru, aguardam com expectativa o alfandegamento. “A Infraero já tem delineado o projeto e está a par do potencial rondoniense para consolidar o alfandegamento”, assinalou.

A medida possibilitará melhores instalações para o trabalho permanente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura, Ministério da Justiça (via Departamento de Polícia Federal). Receita Federal, e da própria Infraero.

Leia mais
Turismo tem perspectivas de crescimento
Visita do rei da Jordânia precisou de força-tarefa 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)