Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Infovia tem manutenção preventiva e corretiva em PVH


Gente de Opinião

Feixe de fibra óptica para transmissão de dados digitais

A partir de contrato de manutenção preventiva e corretiva, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), retoma o vídeo monitoramento em tempo real de mais de 80 câmeras instaladas nos órgãos da administração. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já manifestou intenção de integrar escolas estaduais de Porto Velho ao sistema de segurança da Sesdec.

O contrato foi firmado em 22 de abril com a empresa NTE Soluções Integradas de Cuiabá (MT) especializada em fibra ótica e cabeamento de redes de comunicação – vencedora do pregão eletrônico solicitado pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), responsável pela Infovia, que é gerida pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic).

O sistema de vídeo monitoramento implantado pela Sesdec funciona desde 2011, através de um anel de fibra ótica que circunda grande parte de Porto Velho, e “permite o acompanhamento em tempo real do dia-a-dia de diversas delegacias de polícia civil e militar, palácio Rio Madeira (Complexo Político e Administrativo – CPA – no bairro das Pedrinhas), unidades prisionais e prevê também o acesso a vários colégios e unidades hospitalares da capital”, informa Fábio Folly, engenheiro da Detic.

O secretário da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, enaltece a assinatura do contrato com a NTE dizendo “além da retomada dos serviços já implantados, temos também a videoconferência, que é uma ferramenta que a gente já vem utilizando, principalmente por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF/RO), em reuniões com todo o país, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para traçar metas de operações em nível nacional”.

Gente de Opinião

Antônio Carlos dos Reis, secretário da Sesdec

A Infovia é a tecnologia de transmissão que utiliza fibras óticas e oferece várias vantagens, como ausência de interferência eletromagnética e largura de banda muito maior (alta velocidade de transmissão), o que permite o uso de um sem número de aplicações que requerem velocidade e segurança na transmissão, como videoconferências e streaming (transmissão de áudios, imagens e vídeos em tempo real com alta qualidade).

Antônio Carlos destaca que por meio da Infovia “nós vamos poder, quando de uma investigação, tomar depoimentos de testemunhas e envolvidos usando a videoconferência, que é um modo de agilizar e economizar com deslocamento, gastos com viaturas, combustível e com o próprio policial que acaba deixando a sua localidade para fazer a investigação”.

SEDUC

Com a restauração da Infovia na capital e o restabelecimento do vídeo monitoramento realizado pela Sesdec, abre-se a possibilidade de outros órgãos integrarem ao serviço. De imediato a Seduc manifestou esta intenção junto à Seae, e já está em estudo pela Detic, a integração prioritária de vários colégios que tem câmeras de vigilância instaladas, ao sistema de segurança da Sesdec.

A secretária de educação, Fátima Gavioli, diz que são 98 escolas estaduais em Porto Velho e que destas, “46 estão com a fibra ótica passando na porta, com o sistema de vídeo monitoramento interno em pleno funcionamento e prontas para integrar o sistema de segurança da Sesdec”.

Continuando, Gavioli fala dos principais serviços almejados: “Esse cabo vai ser ligado à rede de Internet, facilitando o uso do sistema VoIP; vai permitir o monitoramento interno e externo das escolas; agilizar o envio do diário eletrônico; facilitar o controle dos quadros de lotação dos servidores. A matrícula e transferência de alunos, assim como as tele aulas passam a ser um sonho possível. Outra coisa é a possibilidade de uso das tele conferências entre os gestores escolares e a Seduc”.
 


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Maicon da Costa e Arian Oliveira
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)