Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Indonésios chegam para conhecer a carne de Rondônia


   
Recepcionados pelo presidente do Idaron, Augustinho Pastore, que representou o governador Ivo Cassol, e pelo superintendente do Ministério da Agricultura em Rondônia, Orimar Martins, além de empresários e pecuaristas, a comissão de técnicos indonésios desembarcou no meio da tarde, no aeroporto de Vilhena, para conhecer o sistema de combate à febre aftosa do estado, considerado modelo no Brasil, e fechar negócios com produtores locais.

A delegação, composta de seis representantes do Governo Indonésio veio de Marabá, no Pará, onde igualmente conheceu o sistema de combate à aftosa daquele estado e visitou um frigorífico. Após entrevistas no aeroporto os indonésios seguiram direto para o auditório da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, onde acompanharam uma palestra que explicou como funciona o controle de vacinação e o sistema de combate à aftosa de Rondônia. De lá foram ao escritório do Idaron, onde conferiram os dados cadastrados e visitaram as instalações do órgão, inclusive a nova sede do órgão em Vilhena, que encontra-se em fase final de construção. No início da noite estiveram no posto de fiscalização do Idaron na fronteira com o Mato Grosso, e puderam ver de perto como funciona o controle de emissão de guias de transporte animal – G.T.A., que funciona 24 horas por dia. “O Idaron é referência no Brasil no controle da aftosa, e nosso próximo objetivo é que Rondônia se torne área livre da aftosa sem vacinação”, explicou Pastore, presidente do órgão, aos visitantes.

Turni Rusli Syamsudin, do ministério da Agricultura da Indonésia, ficou impressionado com os números e a qualidade do rebanho rondoniense, mas não quis adiantar nenhum prognóstico, uma vez que ainda restava um estado a ser visitado e o relatório final dos demais representantes do seu governo para liberar a negociação. “Em nosso país não temos as pastagens e nem a quantidade de animais que vocês tem aqui, e o controle sanitário é muito bom”, disse ele.

À noite a comitiva e convidados foram recebidos pelos pecuaristas da Aviagro, no Parque de Exposições de Vilhena, com uma costela assada em fogo de chão, prato até então desconhecido pelos visitantes. O secretário de Governo do Cone Sul, Ilário Bodanese, ex-presidente da entidade, mostrou aos indonésios as novas instalações do Parque e conclamou os pecuaristas de todo estado a vacinarem seus animais, para que todos sejam beneficiados. “Graças ao trabalho dos criadores, do Idaron, em parceria com o Ministério da Agricultura e o Fefa (Fundo de Erradicação da Febre Aftosa), nossa carne está sendo exportada para o mundo, gerando empregos e aumentando a renda do criador”, disse.

Nesta quinta-feira pela manhã os indonésios visitam o frigorífico JBS Friboi, em Vilhena, para conhecer de perto o sistema de abate, embalagem e exportação de carne, para então decidirem pelo fechamento dos contratos de compra da carne produzida no estado.
Após a visita, os indonésios embarcariam ainda na quinta-feira para Campo Grande – MS, para uma visita de igual teor, e nesta sexta voltam a se reunir com técnicos do Ministério da Agricultura em Brasília. O anúncio dos contratos de compras deverão ser anunciados ainda este mês pelas autoridades daquele país.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)