Quarta-feira, 14 de novembro de 2007 - 11h21
Agentes Indígenas de Saúde (AIS) das aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) concluiram ontem (14) mais uma etapa de capacitação. Trata-se da 'Oficina de Atualização em Microscopia da Malária' realizada pela instituição, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), em Porto Velho.
O objetivo da oficina foi aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas pelos AIS nos diagnósticos de malária, na identificação dos parasitas causadores da doença e nas ações de epidemiologia, nas aldeias.
Participaram do curso, 13 indígenas, da etnia Rikbaktsa, que atuam nas aldeias Cerejeiras, Barranco Branco, Curva e Divisa Marcolino, localizadas nos municípios de Juara, Braz Norte e Aripuanã, no Mato Grosso, Vilhena e Cacoal.
De acordo com os organizadores, a atualização foi composta de uma carga horária de 80 horas, distribuídas entre aulas teorias e práticas, ministradas por técnicos do Lacen.
Aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio, noções terapêuticas e, outros, foram alguns dos conteúdos abordados durante o curso.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)