Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Indígenas preparados para combater a malária


Agentes Indígenas de Saúde (AIS) das aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) concluiram ontem (14) mais uma etapa de capacitação. Trata-se da 'Oficina de Atualização em Microscopia da Malária' realizada pela instituição, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), em Porto Velho.

O objetivo da oficina foi aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas pelos AIS nos diagnósticos de malária, na identificação dos parasitas causadores da doença e nas ações de epidemiologia, nas aldeias. 

Participaram do curso, 13 indígenas, da etnia Rikbaktsa, que atuam nas aldeias Cerejeiras, Barranco Branco, Curva e Divisa Marcolino, localizadas nos municípios de Juara, Braz Norte e Aripuanã, no Mato Grosso, Vilhena e Cacoal.

De acordo com os organizadores, a atualização foi composta de uma carga horária de 80 horas, distribuídas entre aulas teorias e práticas, ministradas por técnicos do Lacen.

Aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio, noções terapêuticas e, outros, foram alguns dos conteúdos abordados durante o curso. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)