Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Índice de infestação predial do Aedes aegypti diminui na capital


O levantamento de índice rápido para Aedes aegypti – Lira’a, realizado pela Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa), entre os dias 02 e 15 deste mês, apresentou um índice de infestação predial de 1.3%. Este percentual foi menor do que o registrado em fevereiro e outubro de 2017, que foi de 1.6% e 1.9%, respectivamente.

O secretário de Saúde, Orlando Ramires, atribui essa diminuição à conscientização da população em relação ao seu papel no controle do mosquito, e as frequentes ações de combate e orientação realizadas pelas equipes controle vetorial da Semusa, que fazem visitas de porta em porta, além de executar atividades de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado.

Com a redução dos criadouros, o impacto no número de casos confirmados de dengue, zika e chikungunya foi imediato, segundo o secretário. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 52 casos de dengue; 02 de zika e 08 de chikungunia.

Bairros com maior número de criadouros

Conceição com 7.6 de (índice de infestação – IIP)

Arigolândia com 6.9 de IIP

Cascalheira com 6.8 de IIP

Industrial com 5.5 de IIP

Logo após a coleta do Lira, os agentes de campo reiniciaram a programação de combate ao mosquito nos bairros que apresentaram maior infestação para garantir que os números continuem em queda.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)