Sexta-feira, 11 de setembro de 2015 - 15h35
O compromisso com a informação verdadeira e responsável praticada há 22 anos pelo jornal Diário da Amazônia foi um dos pontos ressaltados pela maioria dos oradores nesta sexta-feira (11) durante as comemorações do aniversário de fundação da empresa, em 13 de setembro de 1993.
O procurador do Ministério Público Federal Reginaldo Trindade destacou a liberdade de atuação dos profissionais da área como o maior valor que alimenta a imprensa, mas lembrou que é uma liberdade que deve ser praticada como se fosse irmã gêmea da responsabilidade de bem informar, pois se trata de um segmento sensível que vive entre o limite de uma notícia bem produzida e a versão muitas vezes tendenciosa de alguns.
A imprensa também atua, de acordo ainda com o procurador, como parceira de ações exitosas do órgão que tem pautada várias ações por meio das cobranças da própria imprensa.
O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que os investimentos do grupo SGC na área de comunicação, em especial o jornal impresso, representa o empreendedorismo do grupo, ao conseguir consolidar estruturas num cenário econômico (Brasil) onde em média 80% dos pequenos empreendimentos não sobrevivem aos dois primeiros anos. “As empresas de comunicação que sobrevivem no Brasil são aquelas que mais se aproximam do noticiário dos fatos reais”, disse.
Ele lembrou que embora se constate certo descompasso entre às atividades de jornalismo impresso e outras mídias convergentes, o meio impresso ainda pode ser um dos fatores geradores de emprego que o país tanto necessita. Castro defende a liberdade de imprensa como aliada do bom gestor e que por vezes ao se tornar vitrine na vida pública deve aceitar as críticas construtivas.
Os veículos de divulgação necessitam apenas se adequarem à linguagem das novas mídias que no futuro 15% dos profissionais atuaram em setores diferentes dos atuais.
O vice-governador Daniel Pereira lembrou os milhares de empregos que o grupo empresarial, incluindo empresas de transportes interestaduais e de comunicação, gera em vários Estados, além da “instituição” chamada Diário da Amazônia nunca ter utilizado sua linha editorial para atacar concorrentes e adversários, primando sempre pela imparcialidade e a informação verdadeira.
O projeto do jornal, segundo o jornalista Carlos Sperança, nasceu ainda em Cascavel (PR) numa conversa entre ele e o primeiro diretor-geral Emir Sfair. Desde a fundação, o jornal buscou valorizar os profissionais experientes da imprensa local como os jornalistas José Bosco Gouveia, Ana Aranda e Ildefonso Valentim e outros, além de dar oportunidade a outros profissionais em início de carreira.
Um exemplo é o atual editor-geral, Marcelo Freire, que começou a trabalhar como arquivista, ascendeu profissionalmente até assumir o mais cargo da redação do jornal, ocupado por vários anos pelo jornalista Waldir Costa.
O jornal, com tiragem de 7,5 mil exemplares circula atualmente na maioria dos municípios de Rondônia, gera cerca de 150 empregos diretos e mantém correspondentes, segundo a diretora-geral, Ana Gurgacz, nas principais regiões do Estado para acompanhar de perto os fatos jornalísticos.
Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Roni Carvalho/Diário da Amazônia
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)