Terça-feira, 22 de dezembro de 2015 - 15h01
A superintendência do Incra em Rondônia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam-RO) firmaram um Termo de Cooperação Técnica para intensificar a inscrição dos lotes dos Projetos de Assentamento da Reforma Agrária (PA's) do estado no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A parceria resultou na cessão provisória de três veículos para apoiar o Incra na ação, sendo uma camionete com tração 4x4 e duas motos adequadas para estradas rurais, adquiridas pelo Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado – PDSEAI, com recursos do Fundo Amazônia gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
As chaves foram entregues ontem (21) ao superintendente do Incra, Luís Flavio Carvalho Ribeiro, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado, e seu adjunto, Francisco de Sales. “Temos que unir os esforços dos dois órgãos para efetivar até a data limite o cadastramento de todos os imóveis rurais”, afirmou o secretário. O prazo para inscrição no CAR termina em maio de 2016. A partir dessa data, as instituições financeiras somente concederão crédito agrícola aos titulares de imóveis rurais que tenham feito sua inscrição.
De acordo com o superintendente do Incra/RO, serão muitos os benefícios para as famílias dos assentamentos que regularizarem seus lotes no CAR. “A regularidade ambiental dos lotes proporcionará, além da legalidade, o acesso a várias políticas públicas como créditos para o incremento da produção. Além disso, a possibilidade de realizar planos de manejo florestal abrirá novas perspectivas produtivas nos assentamentos”. O superintendente ressaltou que a sustentabilidade ambiental será o foco do órgão em 2016, por meio do Programa Assentamentos Verdes (PAV).
CAR: Obrigatoriedade e benefícios
O CAR foi instituído pelo Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), sendo um registro público eletrônico de informações ambientais do imóvel rural obrigatório para todas as propriedades e posses rurais no território nacional. Fundamental para o monitoramento, o controle e o combate ao desmatamento, o cadastro contém informações sobre o perímetro dos imóveis, áreas de uso restrito e consolidadas, além das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e de Reserva Legal.
A inscrição no CAR garante os beneficiários da reforma agrária e moradores de comunidades quilombolas a possibilidade de regularizar as APPs e a Reserva Legal, e o acesso a programas de financiamento públicos e privados. O documento deve ser atualizado cada vez que houver alteração em relação à propriedade ou posse do imóvel, assim como qualquer mudança de Reserva Legal.
Fonte: Jeanne Machado
Pimenta Bueno recebe o Circuito de Pesca Esportiva com o apoio do deputado Jean Mendonça
Pimenta Bueno se prepara para sediar uma importante etapa do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva 2025 no próximo domingo, 17 de agosto. A realizaçã
Assembleia Legislativa de Rondônia celebra o Dia do Estagiário com palestras e atividades especiais
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), por meio da 1ª Secretaria, sob a coordenação do deputado Alan Queiroz, promoverá na próxima segunda-fe
Elero participa do 1º Feirão do Emprego e oferece 65 cursos gratuitos para qualificação profissional
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) marcou presença no 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, realizado nesta segunda-feira (11) no Ginásio
SEINFRA inicia operação Tapa-Buracos em Porto Velho, anuncia vereador Everaldo Fogaça
Porto Velho começou a receber nesta semana os serviços de operação Tapa-Buracos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). O