Quarta-feira, 13 de julho de 2011 - 14h02
A superintendência do Incra em Rondônia reuniu na tarde dessa terça-feira representantes dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais para apresentar o Plano de Recuperação (PRA) dos assentamentos Joana D’Arc I, II e III, e firmar um termo de compromisso com cada entidade para a implantação das ações necessárias.
A equipe do programa de assistência técnica do Incra desenvolveu o PRA junto com a comunidade, durante um ano, utilizando uma metodologia de participação coletiva, dividindo as demandas conforme as dimensões: social, infraestrutura, econômico-produtiva e ambiental.
Ausência de atendimento de saúde, segurança pública, educação para jovens e adultos e estradas precárias, foram alguns dos problemas levantados, aliados ao sentimento de incerteza com os impactos da construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio das famílias que não foram remanejadas da área.
Participaram da reunião o Ministério Público Estadual, Eletrobrás, Sesdec, Sedam, Emater, Semagric, Semed, Semusa, Ouvidoria Agrária Regional, representantes de parlamentares e dos moradores dos assentamentos.
Diversas ações foram firmadas durante a reunião como a implantação de um policiamento rural na área, pela Sesdec, com aquisição de viaturas e equipamentos, no prazo de um ano.
De acordo com o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, “a integração das ações de governo, dentro do pacto federativo, vai garantir à população do Joana D’Arc a segurança necessária, o acesso às políticas públicas e a melhoria da qualidade de vida”. O superintendente afirmou que novos estudos de impactos ambientais nos assentamentos serão realizados pela Santo Antônio Energia.
Todos os compromissos serão firmados ao final em um documento conjunto com os órgãos governamentais em reunião agendada para o dia 09 de agosto.
Fonte:Jeanne Machado
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes