Sábado, 26 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra firma parceria com catadores e implanta coleta seletiva de lixo


  

A superintendência regional do Incra em Rondônia assinou termo de compromisso com três associações de catadores de materiais recicláveis - Unidos pela Vida, Asprovel e Ascavip – e lança nesta sexta-feira (25), o programa "Coleta Seletiva Solidária", às 8h30, no auditório da sede, em Porto Velho, com a participação dos servidores, das associações e empresas terceirizadas que atuam no órgão.

O Incra instalou cerca de quarenta coletores de materiais recicláveis nos corredores dos prédios da sede, adaptou as lixeiras das salas de trabalho, está trabalhando a conscientização dos servidores e colaboradores para a separação dos materiais descartados no dia-a-dia e fará o acompanhamento e fiscalização da atividade. As associações dos catadores vão realizar a coleta desse material, a triagem e classificação dos resíduos.

O coordenador da equipe do programa, Raimundo Seixas, explicou que não haverá transferência de recursos financeiros entre as instituições. O material será doado pelo Incra às associações, que se comprometem a fazer o transporte, apresentar relatórios e dividir eqüitativamente entre seus associados as receitas obtidas na venda dos resíduos.

Segundo ele, uma série de critérios é observada na seleção das associações, como sua constituição formal com catadores de materiais recicláveis descartados que tenham nessa atividade sua única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, possuir infra-estrutura para realizar a triagem e classificação dos materiais e apresentar o sistema de rateio entre os associados.

O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, disse que essa ação atende ao decreto da Presidência da República nº. 5.940, de 25/10/2006. "O objetivo é proporcionar inclusão social aos grupos de catadores e estimular a sua organização para que conquistem dignidade e cidadania em sua própria profissão", afirmou.

No lançamento do programa, haverá palestra sobre a importância da reciclagem e da atuação de cada participante do processo, exposição dos materiais recicláveis e não recicláveis e um mini-arraial para comemorar a iniciativa.

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoSábado, 26 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Sábado, 26 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)