Segunda-feira, 21 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incentivos viabilizam exportação de tambaqui para o Peru



Começa a dar resultados internacionais a Rodada de Negócios do Tambaqui  de Rondônia realizada em dezembro de 2016 pela Superintendência de Estado do Desenvolvimento Econômico (Suder) em parceria com a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) e a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia). Nesta quinta-feira (6), o titular da Suder, Basílio Leandro; e a gerente de Fomento de Comércio Exterior, Alisângela Lima, reuniram-se em Porto Velho com o empresário peruano Christian Alarcon, da Amazonic Foods, que fechou negócios com a compra de tambaqui e ração para peixes do Frigorífico Zaltana Pescado, de Ariquemes.

Gente de Opinião

Empresário peruano, Christian Alarcon, destacou incentivos do governo de Rondônia em reunião com Basílio Leandro e Alisângela Lima

De acordo com o empresário, que atuava no setor de material de construção, a viabilização do negócio com o frigorífico se deu graças ao incentivo do governo de Rondônia, com a promoção de eventos, como a Rodada de Negócios, da qual ele participou e disse ter ficado “encantado”. Segundo ele, esse tipo de apoio governamental não é comum no Peru. “O incentivo do governo dá mais credibilidade e segurança para as partes no momento de fechar o negócio”, ponderou.

Basílio Leandro explicou que faz parte do entendimento do governador Confúcio Moura trabalhar com os países sul-americanos e africanos, que têm afinidade e interesses comuns com o Brasil, em especial Rondônia, mudando a filosofia tradicional de discutir negócios com americanos e europeus, numa relação desigual, pois estes têm mais interesse de apenas vender para o Brasil. Ele citou a Semana de Integração Brasil-Bolívia, encerrada na quarta-feira (5), e sugeriu para que seja promovido evento semelhante com o Peru.

Christian Alarcon explicou que nesta quinta-feira estão sendo transportadas as primeiras 30 toneladas de ração de Ariquemes a Brasileia (AC), de onde será feito o transbordo até Puerto Maldonado, capital do Departamento Madre de Dios. A expectativa é que em duas semanas seja feita a remessa das primeiras dez toneladas de tambaqui inteiro sem vísceras, o que está dependendo apenas de uma documentação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Nova remessa de ração está prevista para agosto, quando o empresário peruano virá participar da inauguração oficial da fábrica de ração da Zaltana, no dia 18. “Esse negócio é também a consolidação da Estrada do Pacífico, pois o Peru quer vender para o Brasil e também comprar”, citou.

Como Christian demonstrou interesse de promover o tambaqui para as redes de supermercados de Lima, capital do Peru, ainda no encontro desta quinta-feira Basílio e Alisângela o convidaram a participar como parceiro de um coquetel que o governo de Rondônia promoverá para autoridades governamentais e empresários daquele País, no dia 26 de setembro, na Embaixada do Brasil em Lima para degustação, em especial, da costelinha de tambaqui. O momento servirá também para lançarmos a 7ª edição da Rondônia Rural Show de 2018”, adiantou Alisângela Lima.

EXPOALIMENTÁRIA

O coquetel será realizado um dia antes da abertura da Expoalimentária 2017, que acontecerá de 26 a 29 de setembro, em Lima, da qual Rondônia participará pela primeira vez, numa iniciativa do governo estadual e de empresários, sob a liderança da Federação das Indústrias (Fiero) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO). “Na ocasião, o governo de Rondônia levará carne, peixe, café, milho e arroz, que são produtos prontos para exportação, enquanto o Sebrae está com um chamamento público para empresários com vistas à prospecção de negócios; e a Fiero Levará empresas do setor de alimentos”, disse Alisângela.

Antes do coquetel em Lima, o governo rondoniense participará da Rodada de Negócios em Arequipa, capital do Departamento Arequipa, que objetiva viabilizar o intercâmbio comercial entre os dois países.

Para o superintendente Basílio, a participação de Rondônia nestes eventos é uma resposta positiva às estratégias do governador para a expansão dos negócios, que conforme o próprio Christian Alarcon citou, tem viabilizado o intercâmbio comercial, aproximando os empresários, e fez com que ele conhecesse a piscicultura rondoniense. “Essa relação tem que ser bilateral. Não podemos importar de um País e as carretas voltarem vazias”, afirmou Basílio, consciente de que Rondônia tem muito a oferecer para os demais países, assim como receber.

Leia mais:

 Termo de Cooperação propõe intercâmbio e transferência de tecnologia entre Brasil e Bolívia

 Vice-governador de Rondônia fala de integração e desenvolvimento na Semana Brasil-Bolívia

 Rondônia e Beni, na Bolívia, discutem licitação da ponte binacional em Mesa Técnica

 Empresários bolivianos visitam Rondônia em busca de parceria


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Marcelo Gladson
Secom - Governo de Rondônia
colorido

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)