Segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 12h33
Lançado pelo SENALBA (sindicato que abrange os empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional em todo o Estado de Rondônia), o projeto não só beneficia os filiados desta entidade, como se estende à comunidade, e servirá de apoio a outros sindicatos, por meio de parceria com a Central Única dos Trabalhadores em Rondônia (CUT-RO).
Phito Philemon, de 33 anos, faz parte de um grupo haitiano que chegou recentemente em Rondônia em busca de oportunidades. Ele é um dos futuros alunos do curso de informática que será oferecido na Escola de Formação Sindical e Profissional, destinado à comunidade. “Nunca pude aprender informática no Haiti. Lá é muito caro, e o que eu ganhava não dava para pagar”, relatou Phito durante o coffee break ocorrido após a solenidade.
MODELO
Para o Presidente da CUT-RO, Itamar Ferreira, o Senalba-RO representa hoje um modelo de gestão no movimento sindical rondoniense, por apresentar projetos ousados e inovadores. “Ví quando essa entidade era pequena, agora vejo como cresceu, e avançou. Hoje é um modelo, com estrutura para apoiar outras entidades”, declarou Itamar que compôs a mesa durante a solenidade.
INOVAÇÃO
Outra autoridade que destacou a importância da Escola de Formação Sindical e Profissional foi o Dr. Osvaldo Augusto de Barros, que veio representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC). “Estamos celebrando a transformação que veio do novo”, disse Osvaldo destacando as inovações que vem sido empreendidas nos últimos anos pela diretoria do Senalba-RO, através de ações e projetos inovadores, como a Escola de formação Sindical e Profissional.
CRESCIMENTO
O ex-deputado federal e presidente regional do PR, Miguel de Souza (que também compôs a mesa) destacou o avanço do Senalba-RO como entidade representativa. “Um sindicato que em 1998 tinha 350 filiados e que chega a 2012 com mais de 1.500, tem fórmula de sucesso a passar, e essa fórmula é a competência administrativa e representativa dessa diretoria, que vêm sempre avançando em conquistas para seus representados ”.
UNIDADE
“Entendemos que sindicato forte é aquele capaz de conquistar sem gerar riscos aos trabalhadores, e cujas ações vão além das conquistas econômicas, assumindo também um papel social”, declarou o presidente do Senalba-RO, Marco Antonio Alves de Farias, ainda completando: “Crescemos sim, e ainda há sonhos a serem conquistados. Mas nunca chegaríamos a lugar algum, se não fosse a união da nossa diretoria, sempre focada na harmonia, integração, e na conquista de todos”.
OS CURSOS
Os cursos da Escola de Formação Sindical e Profissional trarão temas como Gestão Política e Administrativa de Sindicato, Preparação e Planejamento de Ações Sindicais, Gerenciamento de Crise, bem como, Atendimento ao Público, Liderança, Departamento de Pessoal, Educação em Cooperativismo... E também serão oferecidos cursos básicos de Informática, dentre outros.
O PRÉDIO
O prédio inaugurado, que funcionará a Escola de Formação Sindical e Profissional, possui dois andares com compartimentos climatizados, alojamento com três apartamentos (para atender pessoas do interior do Estado em trânsito na Capital), auditório (para eventos como palestras e seminários), e três salas de aula, onde ocorrerão os cursos. Ainda será concluído um centro de convivência numa área externa, arborizada.
PROFISSIONAIS
O projeto, que conta com o envolvimento de vários profissionais, instrutores e consultores em empresas do “Sistema S”, como SENAI, SENAC, SEBRAE, foi idealizado pelo presidente do SENALBA-RO, Marco Antonio, que é professor universitário e possui experiência de mais de dez anos como instrutor do SENAC/RO. Também é autor de livros didáticos voltados à elaboração de trabalhos acadêmicos, que são utilizados em vários estados do País.
Fonte: Ascom
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).