Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

INAUGURADA: Escola de Formação vai beneficiar comunidade e funcionários do 'Sistema S'


Lançado pelo SENALBA (sindicato que abrange os empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional em todo o Estado de Rondônia), o projeto não só beneficia os filiados desta entidade, como se estende à comunidade, e servirá de apoio a outros sindicatos, por meio de parceria com a Central Única dos Trabalhadores em Rondônia (CUT-RO).INAUGURADA: Escola de Formação vai beneficiar comunidade e funcionários do 'Sistema S' - Gente de Opinião

Phito Philemon, de 33 anos, faz parte de um grupo haitiano que chegou recentemente em Rondônia em busca de oportunidades. Ele é um dos futuros alunos do curso de informática que será oferecido na Escola de Formação Sindical e Profissional, destinado à comunidade. “Nunca pude aprender informática no Haiti. Lá é muito caro, e o que eu ganhava não dava para pagar”, relatou Phito durante o coffee break ocorrido após a solenidade.

MODELO

Para o Presidente da CUT-RO, Itamar Ferreira, o Senalba-RO representa hoje um modelo de gestão no movimento sindical rondoniense, por apresentar projetos ousados e inovadores. “Ví quando essa entidade era pequena, agora vejo como cresceu, e avançou. Hoje é um modelo, com estrutura para apoiar outras entidades”, declarou Itamar que compôs a mesa durante a solenidade.

INOVAÇÃO

Outra autoridade que destacou a importância da Escola de Formação Sindical e Profissional foi o Dr. Osvaldo Augusto de Barros, que veio representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC). “Estamos celebrando a transformação que veio do novo”, disse Osvaldo destacando as inovações que vem sido empreendidas nos últimos anos pela diretoria do Senalba-RO, através de ações e projetos inovadores, como a Escola de formação Sindical e Profissional.

CRESCIMENTO

O ex-deputado federal e presidente regional do PR, Miguel de Souza (que também compôs a mesa) destacou o avanço do Senalba-RO como entidade representativa. “Um sindicato que em 1998 tinha 350 filiados e que chega a 2012 com mais de 1.500, tem fórmula de sucesso a passar, e essa fórmula é a competência administrativa e representativa dessa diretoria, que vêm sempre avançando em conquistas para seus representados ”.

UNIDADE

“Entendemos que sindicato forte é aquele capaz de conquistar sem gerar riscos aos trabalhadores, e cujas ações vão além das conquistas econômicas, assumindo também um papel social”, declarou o presidente do Senalba-RO, Marco Antonio Alves de Farias, ainda completando: “Crescemos sim, e ainda há sonhos a serem conquistados. Mas nunca chegaríamos a lugar algum, se não fosse a união da nossa diretoria, sempre focada na harmonia, integração, e na conquista de todos”.

OS CURSOS

Os cursos da Escola de Formação Sindical e Profissional trarão temas como Gestão Política e Administrativa de Sindicato, Preparação e Planejamento de Ações Sindicais, Gerenciamento de Crise, bem como, Atendimento ao Público, Liderança, Departamento de Pessoal, Educação em Cooperativismo... E também serão oferecidos cursos básicos de Informática, dentre outros.

O PRÉDIO

O prédio inaugurado, que funcionará a Escola de Formação Sindical e Profissional, possui dois andares com compartimentos climatizados, alojamento com três apartamentos (para atender pessoas do interior do Estado em trânsito na Capital), auditório (para eventos como palestras e seminários), e três salas de aula, onde ocorrerão os cursos. Ainda será concluído um centro de convivência numa área externa, arborizada.

 

PROFISSIONAIS

O projeto, que conta com o envolvimento de vários profissionais, instrutores e consultores em empresas do “Sistema S”, como SENAI, SENAC, SEBRAE, foi idealizado pelo presidente do SENALBA-RO, Marco Antonio, que é professor universitário e possui experiência de mais de dez anos como instrutor do SENAC/RO. Também é autor de livros didáticos voltados à elaboração de trabalhos acadêmicos, que são utilizados em vários estados do País.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves propõe modelo de condomínios residenciais para idosos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe modelo de condomínios residenciais para idosos em Rondônia

Em um movimento que busca antecipar os desafios do envelhecimento populacional na região Norte, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) proto

Deputada Cristiane Lopes entrega caminhonete à Capitania Fluvial de Porto Velho para fortalecer ações da Marinha em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes entrega caminhonete à Capitania Fluvial de Porto Velho para fortalecer ações da Marinha em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega oficial de uma caminhonete à Capitania Fluvial de Porto Velho, unidade vinculad

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na tarde de segunda-feira (2), uma audiência pública para debater os impactos da privatizaçã

Deputados recebem a mais alta honraria do Governo de Rondônia em reconhecimento aos serviços prestados ao estado

Deputados recebem a mais alta honraria do Governo de Rondônia em reconhecimento aos serviços prestados ao estado

Deputados estaduais de Rondônia foram homenageados, na tarde da última segunda-feira (2), com a Medalha do Mérito Marechal Rondon, em cerimônia sole

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)