Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 13h12
Os jornalistas do estado de Rondônia têm até o mês de abril para recolher o Imposto Sindical relatvo ao exercício de 2011. Contribuição compulsória prevista nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o
imposto é recolhido no mês de abril por todos os integrantes da categoria, independente de serem ou não filiados ao sindicato. Somente os jornalistas empregados com desconto em folha de pagamento não receberão os boletos do imposto.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia, Carlos
Alencar, alerta que “se a empresa onde o jornalista trabalha costuma recolher o imposto sindical de seu salário e repassá-lo indevidamente a outra entidade sindical, o profissional da imprensa deve pagar o boleto bancário na Caixa Econômica Federal, em favor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (SINJOR-RO), e apresentar o comprovante de pagamento ao Departamento de Recursos Humanos da empresa. O procedimento evita a dupla tributação e o desvio de recursos para entidades de classe que não representam os jornalistas no estado de Rondônia”
O valor da contribuição
O valor da contribuição equivale a um dia de trabalho, e é rateado entre sindicatos, federações, confederações e à Conta Especial Emprego e Salário (CES), administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo Carlos Alencar, “o objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à CES integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)”. – (FONTE: roquevha@hotmail.com/www.sinjor.org.br)
REFORMA E AMPLIAÇÃO
A sede do SINJOR está passando por ampla reforma nas suas instalações. Os trabalhos, que começaram no ano passado, devem ser concluídos neste semestre de 2011.
Com salas maiores e nova pintura, a sede passará a oferecer melhores acomodações, mais conforto e praticidade para os associados, visitantes e para os funcionários que trabalham na casa.
Nos próximos dias, o presidente Carlos Alencar vai procurar parcerias com empresas do setor e com os associados do SINJOR para facilitar aquisição de novos móveis, equipamentos e suprimentos, o que vai modernizar a casa e oferecer melhores serviços à classe jornalística rondoniense.
Quanto às próximas atividades do SINJOR, o presidente informou que, ainda, no primeiro semestre deste ano deve acontecer, na cidade de Ji-Paraná, o primeiro congresso estadual de jornalistas, para o qual já está elaborando extensa programação que, deverá, inclusive, trazer a Rondônia representante da FENAJ, e palestrantes convidados.– (A.R.F)
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)